Com a chegada de uma nova onda de calor em quase todo o país, Ribeirão Preto, tradicionalmente conhecida pelo calor intenso, se destaca como um dos locais mais afetados, com temperaturas acima dos 34°C nos próximos dias e sensação térmica ainda maior.
A alta nas temperaturas deve gerar um aumento na movimentação de bares e restaurantes da cidade, que se tornam um refúgio para os consumidores em busca de alívio. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) esse aumento na procura por opções refrescantes pode resultar em um crescimento de até 15% no faturamento dos estabelecimentos da região.
Bebidas geladas, como cervejas, drinques e opções sem álcool, são as mais requisitadas, aliviando os efeitos da sensação térmica elevada. Além disso, pratos mais leves têm se tornado mais atraentes para o público durante os dias quentes.
De acordo com José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, essa pode ser uma boa oportunidade para negócios do setor. “Além de as altas temperaturas deste verão incentivarem o consumo de bebidas mais refrescantes, os fins de tarde também ficam mais propícios para o encontro e a troca de ideias. E isso tudo se traduz em mais movimento nos bares e restaurantes, o que vem em boa hora, pois temos trabalhado com margens cada vez mais apertadas ou mesmo no vermelho”, afirma.
Fama de cidade quente
Em Ribeirão Preto, cidade conhecida por sua tradição de ter bons bares e restaurantes e se der muito quente, a movimentação de consumidores em busca de alternativas para enfrentar o calor já pode ser observada, e os proprietários desses estabelecimentos apostam em estratégias de marketing e ofertas diferenciadas para atrair os clientes.
Com isso, a expectativa é que o setor veja um aumento significativo em seus lucros durante esse período.
“Com o calor persistente, a cidade se adapta para proporcionar aos moradores e turistas momentos agradáveis, enquanto o setor de alimentação externa se beneficia dessa demanda crescente por opções refrescantes”, destaca Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana.