Operação Ladinos atinge organização criminosa em São Paulo e mais cinco Estados

Treze pessoas, contra as quais já existiam mandados de prisão temporária, já foram capturadas

Foto: Divulgação MPSP

Organização criminosa dedicada a roubos de cargas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro é o alvo da Operação Ladinos, deflagrada na manhã desta quinta-feira (17/10) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela Polícia Federal.

No total, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, todos expedidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Campinas. A Justiça determinou ainda, a pedido do GAECO e da PF, o bloqueio e sequestro de bens dos investigados.

Até o momento, foram apreendidos oito veículos, diversas armas de fogo, grande quantidade de munição, celulares (sendo um deles banhado a ouro), joias e relógios de luxo. Treze pessoas, contra as quais já existiam mandados de prisão temporária, já foram capturadas.

A organização criminosa era composta por dois núcleos. Um deles era responsável pela prática dos crimes violentos, notadamente o roubo de cargas de instituições financeiras e de defensivos agrícolas. O outro, objeto da Operação Ladinos, era incumbido do tráfico de drogas e da lavagem do dinheiro obtido com todas as demais atividades ilícitas.

O nome da operação foi escolhido em razão da característica de atuação dos investigados, que desenvolveram um complexo sistema de diluição e ocultação dos recursos amealhados com os crimes cometidos pela organização. Segundo o apurado, os envolvidos movimentaram ilicitamente centenas de milhões de reais.