Após colisão seguida de capotamento na avenida Independência, nesta quinta-feira (14), o gerente de fiscalização do trânsito em Ribeirão Preto, Carlos Hashisaka explicou a possibilidade de semáforos conflitantes em cruzamentos da cidade.
A explicação é decorrente da afirmativa de ambos os motoristas envolvidos no acidente citado. Na ocasião, a colisão foi justificada pela liberação dos dois semáforos nas vias cruzadas.
“Não houve a possibilidade de verde conflitante”. De acordo com Hashisaka, o sistema de controle do trânsito é definido após pesquisas de mobilidade, sendo realizada a instalação dos equipamentos por uma empresa terceirizada pela prefeitura.
“Essa empresa que foi contratada pela prefeitura, através do Ribeirão Mobilidade, e através de estudos em outras cidades, foi feito todo planejamento, contagem de veículo, contagem de pedestre, depois tem a anuência da RP Mobi para ver se o funcionamento vai dar certo e é o que tem de melhor”, explicou o gerente.
A respeito da possibilidade de conflito entre semáforos, o gerente confirma, mas justifica que a igualdade na sinalização é decorrente do furto da fiação dos equipamentos de controle do trânsito.
“Quando a pessoa sobe (no semáforo) e furta o cabo, esse semáforo entra em pânico e pode travar. Neste caso, a RP Mobi é acionada rapidamente e faz a manutenção”, justifica o profissional, afirmando ainda que o conflito entre a sinalização nos cruzamentos só ocorre com a luz vermelha.
Questionado sobre a possibilidade do equipamento travar enquanto libera a passagem de veículos, o gerente não soube responder. “Essa é uma resposta que eu não consigo dar. Tem a questão técnica da engenharia elétrica. Mas não houve relato nos últimos meses, últimos anos”.
Clique aqui e confira a entrevista completa.
O acidente
Em cruzamento da avenida Independência com a Nove de Julho, um carro capotou após acidente, na manhã desta quinta-feira (14). No momento do choque, ambos os semáforos estavam abertos, conforme os motoristas relatam.
A motorista do veículo capotado afirma que aguardava a liberação do semáforo na avenida Nove de Julho. Quando a sinalização liberou o trânsito, a mulher avançou e acabou colidindo contra outro carro.
Sobre o acidente, a RP Mobi afirmou que “não há possibilidade de semáforos em verde conflitante. Os motoristas devem sempre observar o equipamento que está no primeiro cruzamento a ser transposto para evitar os sinistros”.
Mesmo com o choque, nenhuma pessoa ficou ferida.