Pesquisa ou tumulto? Levantamento revela supostos candidatos à sucessão municipal, mas omite nomes

Centro administrativo de Ribeirão, que recebe novo prefeito em 2025 | Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (1°), avalia o desempenho político local, estadual e federal através da ótica de 718 eleitores de Ribeirão Preto. 

Além do desempenho político, a pesquisa de opinião pública também avaliou a popularidade dos candidatos ao cargo mor da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto para eleição municipal de 2024. 

De acordo com a instituição responsável pelo levantamento dos dados, do total de entrevistados, 389 são do sexo feminino, enquanto 329 pessoas se declararam como sexo masculino. Destaca-se ainda que 70,6% dos entrevistados são formados no Ensino Médio, e 504 são considerados PEA (População Economicamente Ativa). 

Em três diferentes cenários, Ricardo Silva (PSD) assume a liderança para o executivo municipal, em 2024. No primeiro cenário, o deputado federal pelo estado de São Paulo aparece com 30,4% das intenções de voto. No cenário 2, o nome do político do Partido Social Democrático não aparece entre as opções, e Igor Oliveira (MDB) lidera o levantamento, com 26,6%. 

No terceiro cenário, Silva aparece novamente como líder das intenções de voto, com 35,2%. Nas três frentes, no entanto, potenciais candidatos foram ignorados pela instituição responsável pelo levantamento, como Duda Hidalgo (PT) e Lincoln Fernandes (PDT). O nome da ex-prefeita Darcy Vera (sem partido) também não foi indicado. 

Atualmente inelegível, recentes decisões judiciais envolvendo a Operação Sevandija, como a anulação das escutas telefônicas, por exemplo, tornam o processo em primeira instância, o que pode vir a possibilitar o retorno de Darcy Vera ao cenário político local. 

Em relação a aprovação da administração municipal, 55,3% dos entrevistados aprovam a atual gestão de Duarte Nogueira (PSDB). 10,3% consideram a gestão como ótima, 30,6% como boa e 29,01% como regular. 

Em outra ótica, 40,1% dos eleitores consultados desaprovam o comando executivo em Ribeirão Preto. 10,9% consideram o segundo mandato de Nogueira ruim, e 17,4% afirmam que a gestão é péssima. 1,7% dos entrevistados não souberam responder. 

Dados estaduais e nacionais

Sobre o governo de São Paulo e a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Instituto aponta que 67,5% dos entrevistados aprovam a governança do político carioca. A administração é considerada ótima por 16,7% dos eleitores consultados, enquanto 31,8% indicam como ótima, e 34% como regular.

Por outro lado, 6,8% consideram o governo Freitas ruim, enquanto 7,0% afirmam que o trabalho é péssimo. 3,8% não souberam responder ao questionamento.

Em âmbito nacional, o terceiro ciclo de Lula (PT) como presidente do Brasil é aprovado por 50,4%. 14,9% consideram a gestão como ótima, enquanto 22,0% consideram boa e 24,2% indicam a administração como regular. 27,7% dos eleitores entrevistados consideram o governo Lula péssimo, e 9,2% indicam que a condução do executivo é ruim.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui. 

Metodologia 

Para a realização desta pesquisa,  foi utilizada uma amostra de 718 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais entre os dias 27 e 30 de julho de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. 

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.

Tal amostra representativa do município de Ribeirão Preto atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

Questionada pelo jornalismo do THMais, a Paraná Pesquisas afirmou estar realizando pesquisas nas maiores cidades do Estado de São Paulo com o objetivo de divulgar o nome da empresa e se tornar conhecida no cenário político local. Portanto, a pesquisa foi custeada pelo próprio Instituto. 

O critério para a escolha dos nomes candidatos também foi questionado pelo jornalismo do Grupo, mas a Paraná Pesquisas ainda não respondeu ao pedido.

**O texto será atualizado com manifestação dos políticos citados no decorrer da matéria, conforme solicitado. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS