A Central de Monitoramento da Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto, que reúne 100 revendedores da cidade e região, detectou nova disparada do preço do litro de etanol que já acumula alta média de R$ 25 centavos nos últimos 40 dias, das usinas para as distribuidoras.
“No final de dezembro, alertamos para essa tendência que deve se manter nas próximas semanas, uma vez que a procura por etanol continua nos postos enquanto os estoques reguladores diminuem nas usinas. Com menor oferta e maior demanda – e aqui destaco que estamos no meio da entressafra, quando a produção é paralisada para a manutenção do maquinário – o preço acaba subindo até para evitar um eventual desabastecimento”, explica Fernando Roca, presidente da entidade.
Nesta quinta-feira (8), o etanol estava sendo comercializado, em média, a cerca de R$ 4,30/litro nos postos de Ribeirão Preto. “Os estoques atuais, nas usinas, precisam durar até o início da próxima safra, em meados de março. Quando for retomada a produção a tendência é termos uma queda gradual do preço do litro de etanol”, completa Roca.
Ainda segundo o presidente, a elevação do preço do etanol também gera impacto na gasolina, “Isso porque temos a mistura de 30% de etanol na composição do litro da gasolina, definida pelo governo federal”, destaca.
Qual compensa mais?
A Central orienta o consumidor a pesquisar preços e abastecer sempre em um posto de confiança. Desconfie de ofertas “mirabolantes”, afinal, o barato pode sair caro.
“E quando o preço do etanol sobe, torna-se ainda mais importante fazer a boa e velha conta da paridade: se o litro de etanol estiver custando até 70% do preço do litro de gasolina, aí sim compensará abastecer com etanol”, finaliza Fernando Roca.



