RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura adverte Conecta por atrasos na iluminação pública

Empresa deve garantir agilidade nas manutenções e acelerar a modernização do parque

Foto: Divulgação

Com o objetivo de assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços de iluminação pública, a Prefeitura da Cidade de Ribeirão Preto emitiu, nesta quinta-feira (24), uma advertência formal ao consórcio Conecta Ribeirão. A empresa, responsável pela manutenção e modernização do parque de iluminação pública por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), tem apresentado atrasos na execução do contrato.

“Esta é a nossa última tentativa para que a empresa cumpra o cronograma acordado. Precisamos garantir a iluminação adequada em Ribeirão Preto — a população não pode ser prejudicada por falhas operacionais da Conecta. Se a advertência não surtir efeito, tomaremos as medidas legais para rescindir o contrato e buscar soluções mais eficientes para manter o serviço em pleno funcionamento”, declarou o prefeito Ricardo Silva.

Desde o início deste ano, a Prefeitura tem intensificado a fiscalização do contrato. Como resultado, a Conecta regularizou mais de 2.800 solicitações de manutenção que estavam em atraso e apresentou o planejamento da fase de modernização, que, neste momento, contempla as regiões Norte e Central da cidade.

Durante a reunião realizada nesta semana, a empresa apresentou um novo cronograma de trabalho, com início previsto para 28 de abril e conclusão até setembro. O plano prevê a instalação de quase 56 mil postes com luminárias de LED em vias públicas.

“É fundamental que a empresa atue com duas frentes: uma dedicada à manutenção e outra à modernização. As demandas abertas estão sendo monitoradas de perto pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, com prazo máximo de atendimento de 48 horas. Agora, precisamos garantir o avanço da modernização, que também está atrasada. Desde o início desta gestão, encontramos uma PPP marcada por falhas na execução e pela falta de fiscalização, um erro que não vamos repetir”, afirmou a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.

Segundo a Conecta Ribeirão, atualmente nove equipes atuam nas manutenções e outras dez na modernização. Para esta nova etapa, já foram apresentados mais de 1.600 projetos de modernização para as regiões Norte e Central, que estão em análise pelas equipes técnicas da Prefeitura.

Durante a reunião, a administração municipal também reforçou a necessidade de priorizar os locais com maior risco à segurança da população e com falhas recorrentes na iluminação. A Prefeitura segue com a fiscalização rigorosa da PPP, avaliando continuamente o desempenho da concessionária e adotando todas as medidas necessárias para garantir à população um sistema de iluminação pública moderno, eficiente e seguro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS