Prefeitura inaugura corredores da Saudade e Dom Pedro I. Veja como ficaram

A prefeitura entregou à população de Ribeirão Preto, na manhã desta segunda-feira, dia 17, as obras dos corredores de ônibus da Avenida Saudade-Rua São Paulo e da Av. Dom Pedro I, beneficiando 19 mil usuários do transporte coletivo e 160 mil veículos que circulam todo mês nos dois trechos.

Na cerimônia de entrega, no canteiro da Rua Silveira Martins, o prefeito Duarte Nogueira detalhou as características da obra e lembrou que os dois trechos se interligarão a outros nove corredores de ônibus e outras grandes obras de intervenção viária, como viadutos, túnel e pontes, entre outras, criando uma via contínua e exclusiva de mais de 56 km, que ligarão a cidade de ponta a ponta.

Juntos, os dois corredores têm quase 11 km de extensão. Frutos de uma única licitação, eles custaram cerca de R$ 50 milhões. As obras começaram há um ano, no dia 13 de abril de 2022.

Cerca de 2.000 veículos trafegam todos os dias pela Rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro, somando 160 mil veículos/mês, além de dezenas de ônibus, que transportam 19 mil usuários mensalmente.

Os corredores

O corredor da Saudade tem 5 km e 280 metros de extensão. Começa na Vila Elisa, no cruzamento com a Rua México, quando a via ainda recebe o nome de Avenida Brasil, seguindo sempre reto, até o cruzamento com a Avenida Dr. Francisco Junqueira, nos Campos Elíseos. A Rua São Paulo, que segue paralela à Saudade, também ganhou um corredor de ônibus que, neste caso, começa na altura da Rua Fernão Sales, na esquina com o cemitério, e segue também até a Francisco Junqueira.

Já o corredor da Dom Pedro I tem 5 km e 530 metros. Começa na região da Avenida Fábio Barreto com a Rua Alagoas, seguindo até a rotatória Amin Calil, de onde segue pela Costa e Silva até a Capitão Salomão, chegando na Dom Pedro I, que é percorrida até o final, seguindo pela Av. Galvão Cezar (continuidade da D. Pedro) até a rotatória Alceu Paiva.

Ciclovias

Dois trechos de ciclovias acompanham a obra, seguindo no entorno dos corredores. O maior deles tem 2,46 km e começa em frente à fábrica da Coca-Cola, no Ipiranga, descendo pela Av. Luiz Galvão Cezar até a Av. Alceu de Paiva Arantes, por onde entra na Otávio Golfeto, seguindo até o final desta avenida.

O segundo trecho tem 460 metros e começa na rotatória Amim Calil. Dali, a ciclovia segue na Av. Francisco Maggioni até a esquina com a Rua Rio Grande do Norte.

Com a inauguração dos dois trechos, já são 23 km de ciclovias construídas pelo Programa Ribeirão Mobilidade, que ainda vai criar outros 2 km. Juntando-se aos 17 km que já existiam, serão 42 km de ciclovias.

“Nosso projeto é criar ainda mais. Na semana passada, publicamos um edital para contratação de uma empresa especializada na criação de um plano cicloviário, interligando a cidade e criando, assim, um modal de transporte sustentável dos pontos de vista econômico, ecológico e de saúde”, lembrou o prefeito Nogueira.

Bairros beneficiados

Além de moradores de várias partes da cidade e de outros municípios da região de Ribeirão Preto que circulam eventualmente pelos dois trechos, os novos corredores beneficiam diretamente os bairros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cristo Redentor, Parque das Andorinhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.

Reposição ambiental

Foram plantadas 719 mudas de árvores ao longo dos dois corredores e doadas outras 1.130 mudas para o Horto Florestal, uma quantidade bem maior do que as 400 mudas exigidas pela legislação ambiental, em reposição às 100 árvores que precisaram ser extraídas para a construção das duas obras.

Ao longo das calçadas das avenidas Brasil, Saudade, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, nos canteiros centrais e nas rotatórias Amin Calil e Alceu de Paiva Arantes foram plantadas espécies de jequitibás brancos e rosa, ipês de todas as cores, jerivás, cedros, cabreúvas, paineras, sibipirunas, paus-viola, farinhas seca, jatobás, jasmins-manga, ingás e muitas outras.

Qualidade técnica

A obra faz parte do Ribeirão Mobilidade e a pavimentação das vias segue o padrão dos demais corredores de ônibus do programa, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos.

Para garantir que o asfalto suporte o impacto, ele é aberto em 45 centímetros e retirado, para permitir um trabalho de melhoria e preparo do subleito, por meio de compactação mecânica, implantação da base com material granular e cimento, aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder).

Depois é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de qualidade em laboratório.

Além disso, onde as novas paradas de ônibus são construídas, o asfalto é concretado em 35 metros de extensão, evitando o desgaste por frenagem e a aceleração dos ônibus. As demais faixas recebem fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas.

Acessibilidade

A revitalização das calçadas também faz parte da obra, garantindo acessibilidade aos pedestres, inclusive àqueles com mobilidade reduzida. As esquinas ganharam rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros existentes.

Iluminação especial

Além do investimento na infraestrutura das ciclovias, todo o trecho de canteiros e áreas verdes, desde a Capitão Salomão até a avenida Fabio Barreto, passando pela rotatória Amin Calil, será iluminado com lâmpadas led nos próximos 30 dias.

A ação será o primeiro passo de um projeto a ser implantado em toda cidade, que vai ampliar todo o parque de iluminação pública de Ribeirão Preto. “Serão mais de 83 mil pontos de iluminação até o final do ano que vem, com a finalização da PPP da Iluminação Pública, em junho próximo, a partir do leilão do nosso sistema de iluminação pública municipal”, anunciou o prefeito.

A PPP (Parceria Público-Privada) permitirá o aprimoramento dos serviços de iluminação, com a modernização do parque existente e realização de novos investimentos sustentáveis. “Será um avanço tecnológico para Ribeirão, que ganhará iluminação especial em seus monumentos e áreas de lazer. O que refletirá no comércio, na prestação de serviços, na segurança e na qualidade de vida da população”, explicou.

Contenção de enchentes

Ao longo dos dois corredores inaugurados hoje, as galerias de águas pluviais foram ampliadas, ganhando um diâmetro maior para melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuvas intensas. Também foram construídos 42 poços de visita e 201 novas bocas de lobo ao longo dos corredores, além de restauradas outras 32 unidades.

Reforço nas redes de água e esgoto

Em quase metade do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substituição de 2.430 metros de redes.

Interligação de toda a cidade

Os corredores da Saudade e da D. Pedro I se unirão ao corredor de ônibus do Quadrilátero Central, cuja construção começa em breve e, por sua vez, se interligará a outros corredores, criando uma linha exclusiva e contínua de 56 km para o transporte coletivo, cobrindo todas as regiões da cidade.

A partir daí, será possível para a Transerp gerenciar os horários dos ônibus, por meio da criação do Centro de Controle e Operação. O avançado sistema contará com 20 monitores de 55 polegadas, plataforma de integração tipo Smart City (Cidade Inteligente) e mapa de georreferenciamento. E os semáforos serão todos sincronizados.

Além disso, até julho deste ano, começa a substituição da frota atual de ônibus por novos veículos com ar-condicionado, suspensão a ar e internet gratuita.

Seis corredores prontos e outros cinco a caminho

Dos 11 corredores de ônibus, que criarão um sistema exclusivo e interligado para o transporte coletivo, seis já estão prontos: corredores da Av. do Café; da Av. Presidente Vargas; Norte/Sul trecho 1; Norte/Sul trechos 2 e 3; da Av. Dom Pedro I e da Av. Saudade-Rua São Paulo.

Além disso, segue em construção o corredor Norte/Sul trecho 4, com previsão de finalização para dezembro deste ano.

Os últimos quatro corredores seguem em licitação e suas obras começarão em breve: Corredor Leste-Oeste 1 (da Rodovia Castelo Branco à Rua Tamandaré); Corredor Leste-Oeste 2 (da Av. Costábile Romano à Av. Pres. Kennedy); Corredor do Quadrilátero Central e Corredor da Nove de Julho, cuja licitação também prevê uma obra de restauração completa da histórica avenida, que é patrimônio da cidade.

Outras obras de interligação

Além dessas, também já estão totalmente prontas outras 12 obras de apoio, que unem ruas e avenidas, permitindo a interligação dos corredores de ônibus: dois viadutos, quatro pontes, adequações viárias, duplicação de uma avenida (Adelmo Perdiza), passarela nos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig e prolongamento de duas avenidas (Dinna Rizzi e Fernando Ferreira Leite).

E segue em construção a obra do túnel da Nove de Julho, ligando as avenidas Independência e Presidente Vargas, com data de entrega prevista também para este ano.

Em breve, ainda serão iniciadas as obras do Viaduto da Avenida Brasil sobre a Avenida Mogiana; da Alça de Acesso na Rua Maranhão com a Via Norte; de seis pontes e de um pontilhão sobre a linha férrea, na Rua Campinas.

Além de integrar todos os corredores, essas obras vão agilizar a fluidez do trânsito e ampliar a capacidade de tráfego das ciclovias.

A prefeitura entregou à população de Ribeirão Preto, na manhã desta segunda-feira, dia 17, as obras dos corredores de ônibus da Avenida Saudade-Rua São Paulo e da Av. Dom Pedro I, beneficiando 19 mil usuários do transporte coletivo e 160 mil veículos que circulam todo mês nos dois trechos.

Na cerimônia de entrega, no canteiro da Rua Silveira Martins, o prefeito Duarte Nogueira detalhou as características da obra e lembrou que os dois trechos se interligarão a outros nove corredores de ônibus e outras grandes obras de intervenção viária, como viadutos, túnel e pontes, entre outras, criando uma via contínua e exclusiva de mais de 56 km, que ligarão a cidade de ponta a ponta.

Juntos, os dois corredores têm quase 11 km de extensão. Frutos de uma única licitação, eles custaram cerca de R$ 50 milhões. As obras começaram há um ano, no dia 13 de abril de 2022.

Cerca de 2.000 veículos trafegam todos os dias pela Rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro, somando 160 mil veículos/mês, além de dezenas de ônibus, que transportam 19 mil usuários mensalmente.

Os corredores

O corredor da Saudade tem 5 km e 280 metros de extensão. Começa na Vila Elisa, no cruzamento com a Rua México, quando a via ainda recebe o nome de Avenida Brasil, seguindo sempre reto, até o cruzamento com a Avenida Dr. Francisco Junqueira, nos Campos Elíseos. A Rua São Paulo, que segue paralela à Saudade, também ganhou um corredor de ônibus que, neste caso, começa na altura da Rua Fernão Sales, na esquina com o cemitério, e segue também até a Francisco Junqueira.

Já o corredor da Dom Pedro I tem 5 km e 530 metros. Começa na região da Avenida Fábio Barreto com a Rua Alagoas, seguindo até a rotatória Amin Calil, de onde segue pela Costa e Silva até a Capitão Salomão, chegando na Dom Pedro I, que é percorrida até o final, seguindo pela Av. Galvão Cezar (continuidade da D. Pedro) até a rotatória Alceu Paiva.

Ciclovias

Dois trechos de ciclovias acompanham a obra, seguindo no entorno dos corredores. O maior deles tem 2,46 km e começa em frente à fábrica da Coca-Cola, no Ipiranga, descendo pela Av. Luiz Galvão Cezar até a Av. Alceu de Paiva Arantes, por onde entra na Otávio Golfeto, seguindo até o final desta avenida.

O segundo trecho tem 460 metros e começa na rotatória Amim Calil. Dali, a ciclovia segue na Av. Francisco Maggioni até a esquina com a Rua Rio Grande do Norte.

Com a inauguração dos dois trechos, já são 23 km de ciclovias construídas pelo Programa Ribeirão Mobilidade, que ainda vai criar outros 2 km. Juntando-se aos 17 km que já existiam, serão 42 km de ciclovias.

“Nosso projeto é criar ainda mais. Na semana passada, publicamos um edital para contratação de uma empresa especializada na criação de um plano cicloviário, interligando a cidade e criando, assim, um modal de transporte sustentável dos pontos de vista econômico, ecológico e de saúde”, lembrou o prefeito Nogueira.

Bairros beneficiados

Além de moradores de várias partes da cidade e de outros municípios da região de Ribeirão Preto que circulam eventualmente pelos dois trechos, os novos corredores beneficiam diretamente os bairros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cristo Redentor, Parque das Andorinhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.

Reposição ambiental

Foram plantadas 719 mudas de árvores ao longo dos dois corredores e doadas outras 1.130 mudas para o Horto Florestal, uma quantidade bem maior do que as 400 mudas exigidas pela legislação ambiental, em reposição às 100 árvores que precisaram ser extraídas para a construção das duas obras.

Ao longo das calçadas das avenidas Brasil, Saudade, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, nos canteiros centrais e nas rotatórias Amin Calil e Alceu de Paiva Arantes foram plantadas espécies de jequitibás brancos e rosa, ipês de todas as cores, jerivás, cedros, cabreúvas, paineras, sibipirunas, paus-viola, farinhas seca, jatobás, jasmins-manga, ingás e muitas outras.

Qualidade técnica

A obra faz parte do Ribeirão Mobilidade e a pavimentação das vias segue o padrão dos demais corredores de ônibus do programa, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos.

Para garantir que o asfalto suporte o impacto, ele é aberto em 45 centímetros e retirado, para permitir um trabalho de melhoria e preparo do subleito, por meio de compactação mecânica, implantação da base com material granular e cimento, aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder).

Depois é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de qualidade em laboratório.

Além disso, onde as novas paradas de ônibus são construídas, o asfalto é concretado em 35 metros de extensão, evitando o desgaste por frenagem e a aceleração dos ônibus. As demais faixas recebem fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas.

Acessiilidade

A revitalização das calçadas também faz parte da obra, garantindo acessibilidade aos pedestres, inclusive àqueles com mobilidade reduzida. As esquinas ganharam rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros existentes.

Iluminação especial

Além do investimento na infraestrutura das ciclovias, todo o trecho de canteiros e áreas verdes, desde a Capitão Salomão até a avenida Fabio Barreto, passando pela rotatória Amin Calil, será iluminado com lâmpadas led nos próximos 30 dias.

A ação será o primeiro passo de um projeto a ser implantado em toda cidade, que vai ampliar todo o parque de iluminação pública de Ribeirão Preto. “Serão mais de 83 mil pontos de iluminação até o final do ano que vem, com a finalização da PPP da Iluminação Pública, em junho próximo, a partir do leilão do nosso sistema de iluminação pública municipal”, anunciou o prefeito.

A PPP (Parceria Público-Privada) permitirá o aprimoramento dos serviços de iluminação, com a modernização do parque existente e realização de novos investimentos sustentáveis. “Será um avanço tecnológico para Ribeirão, que ganhará iluminação especial em seus monumentos e áreas de lazer. O que refletirá no comércio, na prestação de serviços, na segurança e na qualidade de vida da população”, explicou.

Contenção de enchentes

Ao longo dos dois corredores inaugurados hoje, as galerias de águas pluviais foram ampliadas, ganhando um diâmetro maior para melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuvas intensas. Também foram construídos 42 poços de visita e 201 novas bocas de lobo ao longo dos corredores, além de restauradas outras 32 unidades.

Reforço nas redes de água e esgoto

Em quase metade do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substituição de 2.430 metros de redes.

Interligação de toda a cidade

Os corredores da Saudade e da D. Pedro I se unirão ao corredor de ônibus do Quadrilátero Central, cuja construção começa em breve e, por sua vez, se interligará a outros corredores, criando uma linha exclusiva e contínua de 56 km para o transporte coletivo, cobrindo todas as regiões da cidade.

A partir daí, será possível para a Transerp gerenciar os horários dos ônibus, por meio da criação do Centro de Controle e Operação. O avançado sistema contará com 20 monitores de 55 polegadas, plataforma de integração tipo Smart City (Cidade Inteligente) e mapa de georreferenciamento. E os semáforos serão todos sincronizados.

Além disso, até julho deste ano, começa a substituição da frota atual de ônibus por novos veículos com ar-condicionado, suspensão a ar e internet gratuita.

Seis corredores prontos e outros cinco a caminho

Dos 11 corredores de ônibus, que criarão um sistema exclusivo e interligado para o transporte coletivo, seis já estão prontos: corredores da Av. do Café; da Av. Presidente Vargas; Norte/Sul trecho 1; Norte/Sul trechos 2 e 3; da Av. Dom Pedro I e da Av. Saudade-Rua São Paulo.

Além disso, segue em construção o corredor Norte/Sul trecho 4, com previsão de finalização para dezembro deste ano.

Os últimos quatro corredores seguem em licitação e suas obras começarão em breve: Corredor Leste-Oeste 1 (da Rodovia Castelo Branco à Rua Tamandaré); Corredor Leste-Oeste 2 (da Av. Costábile Romano à Av. Pres. Kennedy); Corredor do Quadrilátero Central e Corredor da Nove de Julho, cuja licitação também prevê uma obra de restauração completa da histórica avenida, que é patrimônio da cidade.

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