Projeto de Lei propõe campanha “Dirija como uma Mulher” no trânsito

A Campanha "Dirija como uma Mulher" acontece para mudar o estereótipo de que os homens dirigem melhor do que as mulheres

Foto: Divulgação

O deputado Enio Tatto apresentou o Projeto de Lei (PL) 335/2024, que cria a Campanha Permanente “Dirija como uma Mulher”, para combater a violência contra as mulheres que dirigem veículos no Estado de São Paulo.

“As mulheres sofrem preconceito físico e psicológico no trânsito e são vítimas de histórico processo de discriminação e desrespeito”, justifica o deputado.

“O PL visa contrapor essa visão distorcida das mulheres no trânsito, haja vista que 79% das multas no Brasil são cometidas por homens e grande maioria de vítimas fatais é do sexo masculino”, acrescenta.

Para Enio Tatto, a Campanha “Dirija como uma Mulher” é para mudar o estereótipo de que os homens dirigem melhor do que as mulheres. “As mulheres dirigem bem e merecem nosso respeito”, frisa.

A campanha divulgará informações sobre o assédio e preconceito de gênero e outros atos discriminatórios contra as mulheres no trânsito; disponibilizará telefones de órgãos públicos responsáveis pelo acolhimento e atendimento das mulheres e promoverá a conscientização do público e dos profissionais sobre quaisquer atos discriminatórios ou violentos à mulher no volante, entre outros pontos.

“Precisamos garantir o direito das mulheres em todas as relações, sobretudo no que se refere ao seu direito de dirigir sem preconceito. É dever do Estado de assegurar às mulheres as condições para o exercício efetivo desse direito”, conclui Enio Tatto.