Recenseadora do IBGE registra Boletim de Ocorrência por assédio sexual

De acordo com a vítima, crime aconteceu durante entrevista para o Censo 2022

0

Uma recenseadora do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou um Boletim de Ocorrência, neste sábado (10), ao ser assediada sexualmente durante entrevista para o Censo 2022, em Franca.

De acordo com a vítima, que preferiu não ter a identidade divulgada, o morador respondeu todas as perguntas do questionário normalmente. No entanto, já no final da pesquisa, mudou o comportamento e insistiu para que ela passasse o seu telefone particular.

Sem sucesso, o homem começou a seguir e intervir no trabalho da vítima, que realizava as entrevistas com outros moradores do bairro não identificado. Desconfortável, ela decidiu encerrar o trabalho, e acabou sendo perseguida de carro pelo sujeito.

Depois do ocorrido, a vítima avisou o seu supervisor e o coordenador sobre o comportamento do morador, e, por segurança, a recenseadora foi trocada de área. No entanto, enquanto estava trabalhando no outro endereço, o homem reapareceu com a mesma abordagem.

Medidas

Os recenseadores são orientados a buscar as polícias Civil ou Militar sempre que perceberem situações hostis à atuação deles, segundo afirma o coordenador do Censo em Franca, Amilton Leal.

Por segurança, a denunciante foi transferida para continuar o trabalho em outros bairros da cidade.