RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ribeirão Preto terá auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência; entenda

Termo de adesão foi assinado nesta quinta-feira, dia 20; benefício será de R$ 500 mensais

Foto: Fernando Gonzaga

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, assinou nesta quinta-feira, dia 20, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o termo de adesão ao Auxílio-Aluguel para mulheres vítimas de violência. O evento, promovido pela DRADS Ribeirão Preto (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), contou com a presença de prefeitos e secretários de Assistência Social de diversas cidades da região.

“Nós precisamos combater o ciclo da violência. Para romper esse ciclo, é fundamental dar à mulher mais autonomia. O Auxílio-Aluguel é um ponto de partida importante”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.

O Auxílio-Aluguel é um apoio financeiro temporário do Estado para garantir moradia e/ou um espaço de proteção à mulher vítima de violência doméstica com medida protetiva. O valor é de R$ 500 mensais, por até 6 meses, podendo ser prorrogado uma única vez por mais 6 meses, desde que a assistência social comprove a continuidade da vulnerabilidade da beneficiária. O pagamento será realizado por meio da Poupança Social do Banco do Brasil, sem a necessidade de comprovação de uso do recurso.

Para ter acesso ao Auxílio-Aluguel, a mulher deve atender aos seguintes requisitos: renda familiar anterior à separação de até 2 salários mínimos, residir no Estado de São Paulo, ter medida protetiva vigente e comprovar situação de vulnerabilidade, conforme o artigo 2°, inciso IV, da Lei n° 17.626, de 7 de fevereiro de 2023.

“Hoje, vemos um número alarmante de casos de violência física contra a mulher, sem contar a violência psicológica e econômica”, destacou o prefeito.

O cadastro será realizado pela Secretaria de Assistência Social, com agendamento prévio e orientações sobre a documentação necessária. Informações sobre o início dos cadastramentos estão disponíveis pelo telefone (16) 3603-1199, na Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial à Mulher.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS