Rodovia Anhanguera é liberada nos dois sentidos em Santa Rita do Passa Quatro

Obras de recuperação e monitoramento da rodovia permanecem no local afetado pelas chuvas desde o final de 2022

0
Foto: Divulgação

A Arteris ViaPaulista liberou a terceira e última faixa do desvio construído na altura do km 247 da pista norte da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. A liberação das faixas da nova pista foi feita gradualmente desde a última terça-feira (21) e, agora, operando com sua capacidade total, restabelecerá o tráfego de veículos sentido Ribeirão Preto.

Em direção a São Paulo, pela pista sul, a movimentação de veículos continuará a seguir pela faixa da direita, a partir do km 249.

A liberação total do desvio, localizado entre o km 246 e o km 249, dará ainda mais segurança aos usuários e aos colaboradores das obras que seguem em vigor para a recuperação total do trecho. A pista auxiliar foi projetada no mesmo padrão estrutural e requisitos de qualidade em relação ao pavimento e sinalização das demais pistas administradas pela concessionária.

O projeto, iniciado em 22 de fevereiro, foi concluído em pouco mais de três semanas e envolveu 90 profissionais das áreas de operação e conservação. Desde a identificação dos impactos no local, a concessionária investiu R$12 milhões para realizar as intervenções necessárias.

“Com a terceira faixa liberada haverá muito mais capacidade para escoamento do alto fluxo de veículos em direção a Ribeirão Preto, já que a pista norte, diferente da pista sul, foi a mais impactada pelas obras de recuperação do trecho e continuará fechada para a continuidade dos trabalhos. Caso seja necessário, novas intervenções também poderão ser feitas também no desvio implantado. Nosso objetivo continuará o mesmo: garantir, ao mesmo tempo, trafegabilidade e, acima de tudo, segurança de motoristas e trabalhadores”, explica Ricardo Gerab, Diretor Superintendente da Arteris ViaPaulista.

Obras de recuperação

Desde as chuvas registradas no fim do ano passado, a concessionária identificou impactos no pavimento e taludes do trecho do km 247 da SP-330, que motivaram o monitoramento 24 horas das encostas e os bloqueios emergenciais para garantir a segurança dos usuários. Isso permitiu aprofundar as análises das causas e a atuação com sondagens e drenagem superficial e subterrânea da água acumulada.

A implantação do desvio dará ainda mais condições para a continuidade dos trabalhos de recuperação total da pista. Nesse período, a concessionária recomenda que, ao passarem pelo trecho, os motoristas redobrem a atenção, reduzam a velocidade e respeitem a sinalização vigente no local, inclusive aos avisos dos painéis eletrônicos.