A RP Mobi e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizaram, no fim da tarde desta terça-feira (03) a primeira operação de fiscalização voltada ao combate da prática conhecida como “rabeira” em Ribeirão Preto. A ação ocorreu na rua General Câmara, na Vila Recreio, zona Norte da cidade.
Durante a operação, guardas civis metropolitanos e agentes de trânsito realizaram as abordagens e conduções necessárias, conforme prevê a legislação municipal. Ao todo, quatro bicicletas foram recolhidas e encaminhadas ao Pátio da RP Mobi. Quatro menores foram abordados: dois de 16 anos, um de 15 e outro de 14; e levados às residências dos pais ou responsáveis.
Na ação, também foram lavrados autos de infração com base no Decreto nº 211/2025 e na Lei Municipal nº 15.080/2025. Conforme a regulamentação, a prática de “rabeira” está sujeita à multa no valor de 14 UFESP (equivalente a R$ 538,00 em 2026), além da remoção do equipamento utilizado e da cobrança de diária de estadia em caso de recolhimento ao pátio.
Em situações de reincidência, as penalidades podem ser aplicadas em dobro, conforme prevê a legislação municipal.
A RP Mobi reforça que as operações continuarão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, priorizando locais com registros recorrentes da prática, sempre com foco na preservação da vida e na promoção de um trânsito mais seguro para todos.



