Saiba por que o diesel está mais caro e a gasolina mais barata em Ribeirão Preto

Foto: rede social

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (19), um aumento de 6,57%, no preço do litro do diesel A, e uma redução de 4,9%, no preço da Gasolina A. Essas variações são aplicadas nos preços das refinarias para as distribuidoras, que, por sua vez, devem praticar estas novas condições a partir deste sábado, 21/10.

Com as medidas, o Núcleo Postos Ribeirão Preto, associação independente que reúne aproximadamente 100 revendedores de combustíveis na cidade e região, estima que os preços médios nas bombas devem sofrer um aumento de R$ 0,22/litro no Diesel e uma redução de R$ 0,08/litro na gasolina. Esses valores já contemplam a proporção de 12% de Biodiesel no Diesel e de 27% de etanol na Gasolina.

Ainda segundo Roca, esse aumento já era esperado. “Nas últimas semanas houve uma disparada no preço do petróleo no mercado internacional, agravada pela escalada da guerra no Oriente Médio, principal região produtora de petróleo no mundo. A pressão veio grande e o reajuste foi inevitável. Mesmo que a Petrobras tenha ‘descolado’ a política de formação dos preços internos, do mercado externo, não há como evitar o impacto que vem de fora”, analisa.

Mas como explicar aumento no diesel e redução da gasolina, ao mesmo tempo, se ambos são combustíveis derivados do Petróleo? Segundo Roca, no caso da gasolina, provavelmente a Petrobras está ‘bancando’ a diferença entre o preço que está e o preço que deveria estar. “Os recursos para pagar essa conta têm de vir de algum lugar e, tudo indica, podem estar vindo dos cofres da própria estatal. Não há como o diesel subir e a gasolina não o acompanhar, uma vez que ambos têm a mesma matriz de produção. A não ser que haja algum mecanismo ‘artificial’ para controlar essa variação. Seria importante a Petrobras explicar isso de forma clara”, afirma.

Roca finaliza destacando outros dois pontos importantes, “Grande parte da cadeia de distribuição de combustíveis, no Brasil, é movida a diesel, portanto, se o diesel aumenta o custo de logística também sobe. Isso, com certeza, influencia no preço final ao consumidor, em todos os combustíveis, incluindo o etanol que também deve sofrer um impacto. Além disso, infelizmente, já constatamos que algumas distribuidoras da região já aumentaram o preço do diesel antecipadamente, mas não reduziram o preço da gasolina. Algumas distribuidoras ainda alegam não terem logística nesta data para suprir o mercado local. Lamentavelmente esta situação se repete e os postos revendedores não têm ação para evitar estas práticas por parte de algumas distribuidoras”, completa.

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