A UBDS Central (Unidade Básica e Distrital de Saúde – Central) localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, se tornou um novo Polo Covid de Ribeirão Preto, e passa agora a atender exclusivamente, a partir desta quarta-feira (10), pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
A estrutura do segundo Polo Covid de Ribeirão Preto terá a mesma função do Polo Covid implantado na UPA da avenida 13 de Maio, com atendimento médico 24 horas, exclusivo para pacientes com sintomas da doença. Com isso, outras comorbidades serão direcionadas às demais unidades de saúde da cidade.
A Unidade Básica Central dispõe de 38 leitos, sendo três de UTI, com estrutura para intubação, dez com monitorização e 25 leitos de enfermaria, dos quais 15 para medicação, sete para observação de adultos e três isolamentos.
Os atendimentos de atenção básica que eram feitos na unidade de saúde serão transferidos temporariamente para o Núcleo de Gestão Assistencial – NGA, localizado na rua Minas. Em relação aos atendimentos odontológicos de urgência, a Prefeitura Municipal informou que as sessões serão transferidas para a UBDS Vila Virgínia.
Polo Covid – UPA Treze de Maio
Já no Polo Covid-19, que funciona nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida Treze de Maio, foram criados mais sete novos leitos de enfermaria, além de reforço na equipe com a contratação de mais oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e 18 médicos.
Com a ampliação, o Polo Covid passa a ter cinco leitos de UTI e 49 leitos assistenciais com monitoramento.