Veja o vídeo: Aumento do nível do Rio Pardo põe em risco de alagamentos ranchos e comunidades ribeirinhas

A Organização Nacional do Sistema Elétrico autorizou as empresas a efetuarem a vazão das comportas das hidrelétricas dos rios Pardo e Grande

O excesso de chuva que atingiu o sudeste brasileiro provocou o aumento significativo do nível das represas que estão nessas localidades. Em virtude desse fenômeno, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) autorizou as empresas hidrelétricas  ali presentes, a aumentar a vazão das comportas.

Com isso, os rios da região, fundamentalmente o Pardo e o Grande terão um aumento de seus níveis, atingindo boa parte das comunidades ribeirinhas e ranchos. A Defesa Civil dos municípios dessas regiões fazem um alerta a todos, pedindo cautela e atenção ao fenômeno e dispondo toda infraestrutura necessária para auxiliar os mais necessitados.

Os vertedouros (conjunto de comportas) serão abertos gradativamente até a segunda-feira (16), das hidrelétricas de Minas Gerais até o Paraná.

A Comissão de Defesa Civil da cidade de Jardinópolis, por exemplo, expediu um alerta à comunidade, informando que a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica do Limoeiro, na cidade de Mococa, provocará impactos nas imediações de Jardinópolis.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS