Vereador propõe proibir o consumo de álcool em adegas de Ribeirão Preto; texto será votado hoje 

“Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco no interior das adegas e tabacarias”, determina o Projeto de Lei, apresentado por Martinez (MDB)

Prédio legislativo municipal está localizada na Av. Jerônimo Gonçalves | Foto: Reprodução Google

Os vereadores de Ribeirão Preto decidem nesta segunda-feira (16), durante a 38ª Sessão Ordinária, pelo Projeto de Lei N° 215/2025 que dispõe sobre a regulamentação do funcionamento e fiscalização de adegas e tabacarias em Ribeirão Preto. Além disso, o vereador Delegado Martinez (MDB) propõe que “Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco no interior das adegas e tabacarias”. 

A proposta será decidida em discussão única. Conforme determinado pelo vereador, o  funcionamento das adegas e tabacarias deverá obedecer aos seguintes horários:

I – De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h

II – Aos sábados: das 9h às 22h

III – Aos Domingos e feriados: das 10h às 18h

“A prorrogação do horário de funcionamento poderá ser autorizada pelo Poder Executivo, mediante requerimento fundamentado e desde que atendidas as exigências legais e regulatórias”, continua o texto. 

O descumprimento da determinação poderá acarretar multa e, em caso de reincidência, a suspensão temporária do alvará de funcionamento – que se torna obrigatório visando às normas sanitárias, de segurança e urbanística da cidade. 

Além disso, os estabelecimentos deverão afixar, em local visível, avisos informando sobre:

I – A proibição do consumo no local.

II – Os horários de funcionamento.

III – As Penalidades previstas para o descumprimento da legislação.

A respeito destas penalidades, estas podem variar de acordo com os tópicos: 

I – Advertência por escrito.

II – Multa pecuniária, cujo valor será definido em regulamento próprio.

III – Suspensão temporária das atividades. 

IV – Cassação do Alvará de Funcionamento em caso de reincidência grave.

“A proibição de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco no interior dos estabelecimentos está alinhada à legislação municipal e tem como objetivos coibir práticas que possam estimular o consumo abusivo e promover aglomerações inadequadas”, justifica o vereador. 

Ordem do Dia 

Na íntegra, confira a Ordem do Dia :

ItemMatériaResultado
1
Discussão Única do  Veto nº 17/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 60/2025, DE AUTORIA DO VEREADOR DANIEL DO BUSÃO, QUE DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE PLACAS EM BRAILLE NAS ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS, PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE RIBEIRÃO PRETO, COM A RELAÇÃO DAS LINHAS E SEU ROTEIRO DE VIAGEM, ALÉM DO MAPA TÁTIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
2
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 138/2025 – Duda Hidalgo – DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE LOCAÇÃO, PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, APENAS DE IMÓVEIS QUE ATENDAM ÁS NORMAS DE ACESSIBILIDADE, OU QUE POSSAM SER ADAPTADOS NO PRAZO ESTABELECIDO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 141/2025 ao PL 138/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
3
Discussão Única do  Projeto de Resolução nº 12/2025 – Duda Hidalgo – INSTITUI NA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO A FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE À TUBERCULOSE.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 137/2025 ao PR 12/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 147/2025 ao PR 12/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.
4
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 215/2025 – Delegado Martinez – DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE ADEGAS E TABACARIAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 148/2025 ao PL 215/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
5
1ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 25/2025 – MESA DA CÂMARA MUNICIPAL – REVOGA OS ARTS. 4º E 6º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 3.195, DE 18 DE AGOSTO DE 2023 (COORDENADORIA DA RÁDIO CÂMARA)Matéria não votada
Parecer CCJR nº 150/2025 ao PLC 25/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 140/2025 ao PLC 25/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.
6
Discussão Única do  Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2025 – Jean Corauci – DECLARA A CERVEJARIA WALFANGER, COMO EMPRESA AMIGA CIDADÃ DE RIBEIRÃO PRETO, PELO RECONHECIMENTO DOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 142/2025 ao PDL 30/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 151/2025 ao PDL 30/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCOMTH nº 17/2025 ao PDL 30/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS