Viaduto da avenida Maria de Jesus Condeixa começa a receber vigas de 22 toneladas

Segunda etapa da obra teve início nesta terça-feira (28); projeto ligará avenidas Maria de Jesus Condeixa e Antônio Diederichsen, sobre Francisco Junqueira

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Foto: Gisele Sisdelli Maruno

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou nesta terça-feira (28) a segunda etapa da construção do viaduto que irá ligar a avenida Maria de Jesus Condeixa com a Antônio Diederichsen, passando por cima da Dr. Francisco Junqueira. O projeto faz parte das mais de 30 intervenções viárias do Programa Ribeirão Mobilidade.

Nesta etapa da obra, serão implantadas 12 vigas em concreto pré-moldadas de 16 metros de extensão e 22 toneladas, sendo seis na Antônio Diederichsen e, as outras seis, na Maria de Jesus Condeixa. As peças darão sustentação para a construção de laje de concreto, que receberá a pista de rolamento. Na sequência, serão implantadas outras 12 vigas pré-moldadas de 33 metros e 56 toneladas cada, para sustentar o trecho do viaduto que passará sobre a avenida Dr. Francisco Junqueira.

“O viaduto faz uma ligação, até então inexistente, entre as zonas Oeste e Sul com a Leste. É uma obra que irá tirar um ponto muito crítico no trânsito da nossa cidade e que era necessária há muito tempo. Além da funcionalidade que trará pra Ribeirão Preto, o viaduto garantirá maior qualidade de vida a todos os motoristas e usuários do transporte público no nosso município”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

Foto: Gisele Sisdelli Maruno

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, a CPFL cortou a energia dos fios de alta tensão para garantir a segurança da instalação das 24 vigas pré-moldadas. O alteamento da rede elétrica será realizado logo após a conclusão desta etapa do projeto.

“Por questões de segurança, a distância mínima do veículo que passa sobre a ponte e a catenária de energia elétrica tem que ser de oito metros. Teremos, aproximadamente, três mil metros cúbicos de concreto utilizados nesta obra, meia tonelada de aço a serem colocados nessas torres e 24 vigas pré-moldadas protendidas”, explicou Pegoraro.

Com investimento inicial previsto em R$ 20.180.431,35, a Construtora Hejos foi contratada através de processo licitatório por R$ 15.285.365,82, gerando uma economia de R$ 4.895.065,53 aos cofres públicos. Com prazo de execução de 18 meses, o serviço irá beneficiar os moradores dos bairros Castelo Branco, Iguatemi, Santa Cruz do José Jacques, Vila Seixas, Jardim Macedo, Jardim América e Centro. As obras tiveram início no final de agosto de 2019.

Ao todo, serão 98 metros lineares de obras e cerca de 200 metros de estruturado, três mil metros cúbicos de concreto, meia tonelada de aço a serem colocados nas torres e 24 vigas pré-moldadas protendidas.

Ribeirão Mobilidade

A construção do viaduto entre as avenidas Maria de Jesus Condeixa e Antônio Diederichsen está contemplada no Programa Ribeirão Mobilidade, que conta com mais de 30 intervenções viárias. Destas, já foram entregues as três pontes da avenida Francisco Junqueira, a duplicação e prolongamento da avenida Prof.ª Dina Rizzi, a recuperação da Estrada do Piripau e diversas frentes de recapeamento asfáltico. Oito adequações estão em execução, quatro estão em processo licitatório e, o restante, em processo de abertura de licitação.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do governo federal e, o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Ao todo, serão 11 corredores de ônibus implantados em Ribeirão Preto, além de um túnel que será construído entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando por baixo da Nove de Julho. Serão 56 quilômetros de corredores de ônibus percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.