O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC 2026) chega ao seu último dia de programação nesta sexta-feira (30), em São José do Rio Preto, com uma agenda que combina ações educativas e formativas ao longo do dia e apresentações teatrais à noite, encerrando o festival com reflexão, humor e linguagem circense.
No período da tarde, das 16h30 às 18h30, ocorre a formação “Partitura Física para Palhaçxs – A Descoberta do Corpo Cômico”, conduzida por Maku Fanchulini, de São Paulo (SP). A atividade aprofunda o processo de criação da dimensão física de uma cena para palhaçxs a partir da metodologia do Pentagrama Corporal, entendendo a pauta corporal como o roteiro do corpo.
Desenvolvida com base na experiência artística de Maria Favale (Payasa Maku Fanchulini) e em laboratórios experimentais, a proposta oferece ferramentas práticas para a construção, investigação e refinamento da ação física em cena.
Espetáculo
À noite, o encerramento do festival acontece no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com duas sessões do espetáculo “Ordinários”, da LaMínima Circo e Teatro, às 19h e às 21h30.
A montagem narra a história de três soldados que, após uma longa e angustiante espera, recebem uma missão e avançam para o território inimigo.
Humor e crítica
No entanto, ao longo do percurso, revelam segredos, fragilidades e inadequações que colocam em xeque a própria ideia de preparo para a guerra. Com humor e crítica, o espetáculo provoca o público a refletir sobre conflitos, hierarquias e a condição humana.
As atividades do dia são gratuitas. Para a peça apresentada no Teatro Municipal, é necessária a retirada de ingresso meia hora antes da apresentação. Também é voluntária a doação de um quilo de alimento não perecível ou de leite longa vida. Mais informações em: riopreto.sp.gov.br/jbc2026.


