Cerca de 2 mil trabalhadores da Volkswagen retornaram ao serviço na fábrica de Taubaté nesta quinta-feira (10). Os funcionários estavam cumprindo 10 dias de férias coletivas após o layoff ser cancelado.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade (Sindmetau), a volta ocorre em um momento que o modelo de carro Polo assumiu a liderança entre os veículos mais vendidos do país. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em junho foram comercializados 9.949 unidades do modelo. Já em julho o desempenho foi ainda melhor, com 16.471 emplacamentos. A fábrica de Taubaté produz o modelo Polo Track, novo carro de entrada da montadora.
Na Volkswagen Taubaté, o aquecimento nas vendas de veículos novos provocou a troca do layoff (suspensão de contratos) pelos 10 dias de férias coletivas. A substituição da ferramenta de flexibilização, ambas previstas em acordo coletivo de trabalho, ocorreu após negociação com o Sindmetau.
O acordo coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de Taubaté prevê estabilidade nos empregos até 2025. Atualmente, a unidade conta com cerca de 3.100 funcionários.