37% dos imóveis impedem vistoria contra dengue em Jacareí

vistoria casa dengue em jacareí
(Foto: PMJ)

A Prefeitura de Jacareí realizou ações de combate a dengue nas últimas semanas, por meio de vistoria nas residências no município. No entanto, 37% dos imóveis vistoriados estavam fechados, impedindo a visita dos agentes em busca dos focos do mosquito transmissor da doença. Ao todo, 21.345 casas passaram pela vistoria porta-a-porta, mas 7.980 estavam fechadas.

Jacareí confirma duas mortes por dengue em 2024

Nestas visitas, a equipe também realiza a orientação aos moradores para que, com atitudes simples, não permitam a proliferação do mosquito. A Prefeitura informou que os agentes estão com coletes e crachás de identificação, portanto, é importante que a população colabore, abrindo suas residências.

Desde o final do mês de janeiro, quando foi decretado Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico para Dengue, as ações estão sendo intensificadas. As atividades foram realizadas do dia 27 de janeiro ao dia 8 de março.

Os bairros e regiões com maior incidência de casos foram priorizados na ação, como: Bandeira Branca, Parque Meia Lua, Lagoa Azul l e ll, Jardim Conquista, Cidade Salvador, Jardim Real, Jardim Pitoresco, Jardim Santa Marina, Jardim Paraíso e Jardim Santa Maria.

Outras ações

A nebulização é uma ação promovida pontualmente, nas imediações dos locais onde são registrados casos confirmados da doença. Para a realização desta atividade, é necessário que o agente entre nos quintais, varandas e corredores das residências. Os profissionais utilizam vestimentas e equipamentos próprios para este tipo de atuação.

A nebulização, conhecido como “fumacê” foi realizada em 3.274 imóveis, enquanto 1.033 imóveis estavam fechados, sem possibilidade de aplicação no momento do trabalho. Ou seja, cerca de 31% dos imóveis não receberam a nebulização.

Apoio do exército

Nesta semana, está previsto o apoio do Exército à Vigilância Epidemiológica e Guarda Civil para que as visitas em imóveis fechados, realizadas na região central, tenham efeito.

Em último caso, será seguida a Lei Federal n. 13.301, de 27 de junho de 2016, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e da zika. Assim, será possível a vistoria da parte externa dessas residências.

A limpeza em condomínios é de responsabilidade dos mesmos, que poderão contar com orientação técnica da Vigilância Epidemiológica, realizando contato pelo telefone 08000-163010.

Operação Cata-Treco

O Cata-Treco recolhe móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos em geral como garrafas e brinquedos, papelão, vidro e metais em geral. A operação também evita que terrenos baldios, praças, rios e calçadas virem pontos de descarte irregular e a criação de ponto viciado de disposição irregular de resíduo. Ao mesmo tempo, são realizados serviços de limpeza e varrição nas vias.

No período, foram realizadas 12 ações e recolhidas 86,450 toneladas de material de descarte.

Casos de dengue

Até esta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde de Jacareí confirmou 8.434 casos de dengue, sendo 34 importados. Duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.

Confira os casos confirmados por bairro:

1º Cidade de Salvador: 722
2º Parque Meia Lua: 598
3º Bandeira Branca: 533
4º Centro: 468
5º Jardim Paraíso: 431
6º Jardim Santa Maria: 383
7º Parque dos Príncipes: 267
8ª Jardim das Industrias: 257

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS