Alerta ligado: prefeito de São Sebastião fala sobre chuva forte e inesperada

Fortes chuvas assolam São Sebastião desde a última segunda-feira (12) e vêm trazendo, à Prefeitura e aos moradores, preocupações com alagamentos e deslizamentos de terra – ainda mais considerando as tragédias enfrentadas pelo município em decorrência do mesmo fenômeno natural no Carnaval deste ano. Tendo esse cenário em vista, o Novo Dia entrevistou Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, para saber um pouco mais sobre a real situação em que a cidade se encontra.

“Nós estamos em um momento bastante tenso aqui. As chuvas já atingem 250 mm no acumulado de 24 horas (…) Naquela fatídica chuva do dia 19 de fevereiro, foram cerca de 700 mm em um período aproximado de seis horas. Ou seja, muito mais forte, em um espaço muito mais curto de tempo”, explicou Felipe. Ele pondera que, mesmo assim, não era esperada uma chuva dessa magnitude antes de fevereiro ou março do ano que vem.

Por isso, segundo Felipe, os bairros mais atingidos, como Juquehy, Barra do Sahy, Baleia Verde, Boiçucanga e Camburi, estão sendo monitorados pela Defesa Civil e se veem envoltos em um clima de muita apreensão por parte dos moradores; até agora, duas famílias deixaram suas casas por precaução. Não houve, felizmente, nenhuma vítima.

O prefeito acrescentou: “Como a chuva tem vindo combinada a uma forte ressaca marítima, não tem sido possível que essa água seja escoada para o mar, o que vem, de fato, causando diversos pontos de alagamento”.

Além disso, ele explicou que muito material vem descendo pelas encostas, que possuem mais de 700 cicatrizes nos bairros da região sul do município. “Isso, obviamente, deixa essas encostas muito sensíveis a qualquer chuva mínima. Começa a haver queda de barreira nas pistas e, com isso, temos interrupção do tráfego. Porém, fizemos a desobstrução dessas pistas de forma rápida; elas são o caminho de acesso para as operações de busca, de salvamento, de suporte”, esclareceu Felipe.

No momento, segundo ele, há chuvas mais esparsas e a previsão é de diminuição das precipitações. Mesmo assim, ele garante: “O alerta continua ligado”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS