A Defesa Civil do Estado de São Paulo soltou um alerta avisando sobre uma queda nas temperaturas no território paulista. Ele abrangeu a última segunda (3), vale para hoje (4) e se estende até esta quarta (5). Essa diminuição se deu graças a uma massa de ar frio que atuou, está atuando e atuará no estado justamente durante as datas citadas.
Marcela Mesquita conversou com Maxwell Celestino de Souza, diretor-adjunto de Comunicação do órgão. Segundo ele, a madrugada de terça para quarta foi a mais fria do ano até agora no estado de São Paulo. Em nossa região, a temperatura mais baixa anotada foi em São Luís do Paraitinga: 5,4 °C.
Maxwell explicou que a Defesa emite essas alertas porque essa onda de frio requer alguns cuidados importantes por parte da população: um deles é proteger crianças e idosos (que são quem mais sentem essa mudança na temperatura), de modo que não peguem doenças respiratórias e os hospitais, assim, não fiquem com superlotação. Além disso, esses alertas são uma forma de os municípios aumentarem seus postos de acolhimento a pessoas em situação de rua.
Caso você se depare com alguém que esteja nessa situação nesse período de frio extremo, ligue para o número 199, da Defesa Civil. O órgão mandará uma equipe para o local, juntamente de assistentes sociais, e levará essa pessoa para um abrigo.