RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Alesp aprova projeto que reconhece Caminho do Ouro Paulista, no Vale, como patrimônio cultural

Iniciativa tem como objetivo estimular o turismo sustentável, promover a cultura local e preservar os recursos naturais da região.

Alesp aprova projeto que reconhece Caminho do Ouro Paulista, no Vale, como patrimônio cultural
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na terça-feira (27), um projeto de lei que reconhece como de relevante interesse cultural o “Antigo Caminho do Ouro Paulista”, no Vale do Paraíba. A proposta, de autoria da deputada estadual Leticia Aguiar (PP), foi aprovada por unanimidade durante sessão extraordinária. Agora, o projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Leia mais notícias da região aqui.

A rota histórica abrange os municípios de Taubaté, Lagoinha, Cunha, Pindamonhangaba, Tremembé e São Luiz do Paraitinga. Segundo a deputada, o reconhecimento oficial é uma forma de preservar a história paulista, fomentar o turismo e impulsionar a economia local. O Antigo Caminho do Ouro foi uma das principais rotas utilizadas no período colonial para o transporte de ouro e mercadorias, ligando o interior paulista ao litoral.

Com o reconhecimento, os municípios que integram o percurso poderão formar consórcios para atuar em conjunto na preservação e no desenvolvimento da rota. A medida permitirá investimentos em infraestrutura turística, ações de divulgação e fortalecimento das atividades econômicas ligadas ao turismo histórico e ecológico.

A expectativa agora é que, após a sanção do governador, as cidades envolvidas possam avançar na formalização de políticas públicas voltadas à valorização do caminho. A iniciativa tem como objetivo estimular o turismo sustentável, promover a cultura local e preservar os recursos naturais da região, beneficiando diretamente as comunidades que vivem ao longo da rota.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.