Baixa cobertura da vacina bivalente no estado de SP pode trazer perigos à população

A cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19 está baixa no estado de São Paulo. Em Jacareí, por exemplo, só 23% da população adulta tomou esse imunizante. O quadro preocupa porque o vírus pode, eventualmente, sofrer mutações e fazer com que a doença evolua para formas mais resistentes – e é justamente isso que a vacina bivalente combate, já que ela é eficiente contra essas mutações e, assim, evita a ocorrência de casos mais graves da doença.

O repórter Pedro Coralia foi até Jacareí conversar com a Dra. Aguida Fernandes, secretária de Saúde do município, para entender melhor os motivos pelos quais a cobertura vacinal desse imunizante está tão baixa; e para colher informações a respeito dos locais que o estão aplicando e seus horários de funcionamento.

Em Jacareí, todas as pessoas acima de 12 anos que tomaram pelo menos as duas primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 são elegíveis para se imunizar com a vacina bivalente. Segundo a Dra. Aguida, esse imunizante é focado em combater as cepas da variante Ômicron, que é mais agressiva.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jacareí, de segunda a sexta, das 8h às 16h, estão aplicando a vacina bivalente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS