Campanha contra pólio segue até sexta em todas as UBS’s de São José

pólio sjc
(Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até a próxima sexta-feira (14) para todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, em São José dos Campos. A imunização é a melhor maneira de impedir a reintrodução do vírus extinto no país, o poliovírus selvagem (PVS), conhecido como pólio, que causa a paralisia infantil.

Leia mais notícias da região aqui

A vacina está disponível em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas de São José dos Campos.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Cobertura vacinal

Até terça-feira (11), apenas 4.722 doses haviam sido aplicadas. Atualmente a cobertura vacinal está em 11,48%. Muito abaixo da meta, que busca vacinar no mínimo 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos de idade.

Em São José dos Campos, 41.404 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha.

Vacinação

Nesta campanha estão sendo disponibilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP).

As crianças de 1 ano a menores de 5 anos que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP. Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.

Essa é uma oportunidade também para as crianças menores de 1 ano de idade manterem a carteirinha atualizada conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).

Sobre a Pólio

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A transmissão acontece por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

A vacinação tem como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que a doença está eliminada no país desde 1994.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS