A Copa do Mundo de futebol feminino, que está sendo disputada na Austrália, vem inspirando jovens atletas de São José dos Campos a perseverar na prática do esporte mais amado do Brasil. A repórter Beatriz Plaça foi até o Santa Cruz, clube do bairro homônimo, para saber mais sobre a história das meninas que lá jogam e a importância do esporte em suas vidas.
Giovanna Brito, de 18 anos, é um dos destaques do time. Ela chegou até mesmo a chamar a atenção de uma equipe de Portugal, mas uma lesão a impediu de iniciar essa trajetória. Já a irmã dela conseguiu ir para lá e, segundo Giovanna, está muito feliz.
Beatriz conversou também com o técnico da escolinha de futebol feminino do Santa Cruz, Franklin Adriano. Para ele, estar à frente de uma equipe feminina significa transmitir ensinamentos que vão muito além da bola: um dos mais importantes é a capacidade de ter perseverança. Ela se faz necessária diante do preconceito que atletas de futebol feminino recebem diariamente, inclusive por parte da família.
Mesmo que a existência dessas dificuldades seja irrefutável, algumas prefeituras têm investido muito na modalidade – é o caso da Prefeitura de São José. A secretária de Esporte da cidade, Kátima Machado, também falou com a reportagem para explicar um pouco melhor essas iniciativas.
Assista a este vídeo para conferir a matéria na íntegra.