O Corpo de Bombeiros e as equipes de salvamento aquático resgataram aproximadamente 130 pessoas de afogamentos no Litoral Norte de São Paulo durante o Carnaval. As ações ocorreram entre o sábado (14) e a terça-feira (17) nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
Leia mais notícias da região aqui.
Ao todo, foram contabilizadas 90 ocorrências de afogamento ao longo do feriado prolongado. O balanço oficial aponta que o período festivo terminou com índice zero de óbitos, apesar do aumento expressivo no fluxo de turistas nas praias da região.
O cenário positivo de salvamentos durante a folia, no entanto, foi antecedido por uma ocorrência fatal na sexta-feira (13). O cientista político e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), José Álvaro Moisés, de 80 anos, morreu após se afogar na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Segundo o boletim de ocorrência, o professor estava acompanhado de amigos e chegou à praia por volta das 17h30. Após um período de desaparecimento, o grupo foi informado de que uma pessoa havia sido socorrida pelo SAMU, mas a vítima não resistiu. O caso foi registrado como morte acidental.
José Álvaro Moisés foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e era uma das principais referências da Ciência Política no Brasil. Professor titular da USP, ele ocupou cargos de destaque em núcleos de pesquisa de políticas públicas e em conselhos vinculados à Unesco.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



