Um destino turístico conhecido e procurado pelo frio, com temperaturas chegando perto dos 0ºC durante o inverno, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, registrou o dia mais quente da história, na tarde dessa terça-feira (14).
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação meteorológica marcou 31ºC, por volta das 15h, no município. A maior temperatura da história da cidade!
Desde que o instituto começou fazer a medição no município, o recorde anterior foi registrado há 62 anos, com máxima de 30,5ºC, no dia 17 de setembro de 1961. A maior temperatura registrada até essa terça, quando os termômetros passaram essa marca.
A Suíça Brasileira, como é conhecida pelos turistas, atingiu pela primeira vez 31ºC, recorde de máxima absoluta, por conta de uma onda de calor que atinge grande parte do país.
Para os turistas que pretendem passar o feriado de hoje (15), quando se comemora o Dia da Proclamação da República, ou o feriado prolongado até segunda-feira (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, podem deixar os casacos no armário e trocar o famoso chocolate quente, por um picolé! Pois, as temperaturas continuarão na casa dos 30ºC, com pancadas de chuva à tarde para refrescar.
Onda de calor
A onda de calor sentida nos últimos dias na região sofre influência do fenômeno El Niño. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que os efeitos do El Niño devem ser sentidos pelo menos até abril do próximo ano. Tudo indica que teremos um verão extremamente quente.
O calorão deve persistir até o fim de semana, com os termômetros marcando acima dos 30ºC no Vale do Paraíba. Por isso, o Inmet emitiu um alerta de grande perigo, o que significa que as temperaturas ficam acima da média para o período por ao menos cinco dias.
Veja os cuidados que devem ser tomados durante os dias de muito calor.