Famílias de baixa renda de 23 municípios da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital.
A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
- Arapeí;
- Bananal;
- Igaratá;
- Lagoinha;
- Monteiro Lobato;
- Natividade da Serra;
- Paraibuna;
- Potim;
- Redenção da Serra;
- Roseira;
- Santa Branca;
- Santo Antônio do Pinhal;
- São Bento do Sapucaí;
- São Luiz de Paraitinga;
- Tremembé;
- Campos do Jordão;
- Caraguatatuba;
- Guaratinguetá;
- Ilhabela;
- Pindamonhangaba;
- São Sebastião;
- Taubaté;
- Ubatuba.
A troca da parabólica tradicional pela digital é para garantir que não haja interferência (chuvisco, chiado e imagem travada) nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G, pois o sinal é transmitido pela mesma frequência, segundo a pasta. Além disso, a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos.
Estima-se que 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas em todo o país. São Paulo é o Estado com mais municípios com kits de instalação, 163. Em seguida, aparecem Santa Catarina (36) e Paraná (33).
Como fazer o agendamento
Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informa dados pessoais, CPF e o NIS.
*Edição: Nayara Francesco
*Com informações da Agência Brasil