Febre maculosa: como pega? Veja sintomas e formas de se proteger

Comum na região Sudeste do País, a febre maculosa é uma doença infecciosa que causa inflamação dos vasos sanguíneos e é transmitida por uma bactéria, disseminada pelo carrapato-estrela, cujos principais hospedeiros são cavalos e capivaras.

A transmissão da doença para o ser humano acontece por meio da picada desse carrapato, que precisa estar em contato com a pele por mais de quatro horas. É o tempo que leva para que, por meio da salivação em cima da ferida da picada, o inseto consiga transmitir uma carga infectante robusta o suficiente para provocar a doença.

Nesse sentido, os carrapatos menores são os que mais transmitem a febre maculosa, uma vez que as picadas dos maiores são mais doloridas e a pessoa logo corre para remover tal bicho.

Como tirar carrapato?

Esse processo de tirar o carrapato precisa ser cercado de alguns cuidados: não se deve esmagar o carrapato na própria pele ou matá-lo e ficar sem higienizar as mãos, levando-as próximas a mucosas, como olho e boca. Mesmo que as mãos não sejam aproximadas dessas mucosas, há ainda o risco de, sem tal higienização, os ovos do inseto entrarem em feridas que estiverem nos dedos, por exemplo.

Como evitar pegar febre maculosa?

Especialistas apontam que a principal forma de evitar a febre maculosa é não frequentar regiões endêmicas da doença ou infestadas por carrapatos. Caso seja imprescindível ir até algum desses lugares, é necessário usar calças e camisas compridas, que evitam que o carrapato se prenda à pele.

Cachorros

Além disso, é preciso tomar cuidado com cachorros: não se deve deixá-los andando sozinhos nessas áreas que possam ter carrapatos, uma vez que eles também podem ser veículos de insetos infectados com a febre maculosa.

Sintomas da febre maculosa

Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e manchas avermelhadas pelo corpo.

O que preocupa as autoridades é a taxa de letalidade da doença – segundo o Ministério da Saúde, ela é de mais de 30% no Brasil. O fator tempo é essencial: quanto antes a febre maculosa for detectada, maiores são as chances de sobrevivência; assim, caso sinta os sintomas acima, procure um médico imediatamente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS