Nesta quarta-feira (14), a Gerdau, empresa brasileira de aço, desligou cerca de 100 trabalhadores em sua unidade de aços especiais em Pindamonhangaba. A medida ocorre após o período de layoff promovido pela companhia.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a Gerdau, as demissões “seguem o reflexo do cenário desafiador enfrentado pelo mercado brasileiro frente às condições predatórias de importação de aço chinês”.
A companhia reforçou ainda a urgência na adoção de uma tarifa emergencial de 25% sobre as importações de aço para assegurar a sustentabilidade de suas operações e do setor do aço nacional, bem como a manutenção dos empregos de mais de 3 milhões de trabalhadores que atuam na indústria em todo o país.
Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba informou que está em negociações com a direção da Gerdau sobre a queda na produção há um ano.
Nas primeiras reuniões, a empresa afirmava que o excedente de mão de obra era de 400 funcionários. Inicialmente, foi possível administrar a baixa demanda no setor de Construção Mecânica com o acordo de banco de horas firmado com o Sindicato e férias individuais.
Após isso foi negociado um acordo de layoff, suspensão temporária do contrato de trabalho, com duração de 5 meses, que se encerrou nesta quarta-feira (14). Inicialmente o layoff era para 220 funcionários, mas foi possível reduzir para 178, com condições favoráveis para os trabalhadores.
Na última reunião, a empresa havia sinalizado que não seria possível fazer a renovação do acordo de layoff, apesar da insistência do Sindicato, mas o número de demissões ainda não havia sido definido. O Sindicato disse ainda que estava acompanhando o retorno dos trabalhadores do layoff quando foi surpreendido com o volume de demissões.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba não descarta um protesto na empresa. A Gerdau de Pinda emprega cerca de 2.600 trabalhadores e atua no ramo do aço com foco no ramo automotivo.
Sobre a Gerdau
Com 123 anos de fundação, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.