Junho é o mês da reciclagem de lixo: saiba como separar seus descartes corretamente e, assim, ajudar a mudar a realidade do meio ambiente

Em 5 de junho, foi celebrado o Dia Nacional da Reciclagem: a data visa conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva. O problema é que, para que tal coleta ocorra com sucesso, seria necessário que todos soubessem fazer a separação correta do lixo – assim, o impacto dos seres humanos no meio ambiente cairia drasticamente.

Essa mudança se torna ainda mais necessária se considerarmos que, no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis têm a destinação correta – índice muito abaixo dos de países que possuem graus parecidos de renda e desenvolvimento, como Chile, Argentina, Turquia e África do Sul. Há ainda estudos apontando, por exemplo, que, se a humanidade continuar nesse mesmo ritmo de consumo e degradação, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.

Visando melhorar essa realidade, a Prefeitura de São José dos Campos faz com que educadores ambientais prestem, porta a porta, um serviço de esclarecimento sobre reciclagem e separação de lixo. Há também o Projeto Centro Limpo, que visa fazer o mesmo com os comerciantes da região central da cidade. Outra possibilidade disponibilizada pela Prefeitura é o 156, uma central telefônica em que todas as dúvidas sobre esse assunto podem ser esclarecidas.

Para entender melhor sobre essas e outras iniciativas em prol da reciclagem de lixo, o repórter Pedro Coralia foi às ruas da cidade conversar com as pessoas responsáveis por elas e com munícipes que fazem a separação correta de seus descartes. O resultado dessa matéria você vê no vídeo aqui disponibilizado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS