Moradores da Vila Sahy, em São Sebastião, fizeram mais uma manifestação contra a possibilidade de desocupação e demolição das casas do bairro. O protesto aconteceu nessa quarta-feira (13) e contou com comerciantes e moradores da região.
A manifestação de ontem começou por volta das 13h na praça da Vila Sahy e passou pelo Instituto Verdescola, escritório da CDHU e pelo conjunto habitacional da Baleia Verde.
Outros dois protestos aconteceram nas ultimas semanas, o ‘Fuga das Ilhas’ e a ‘Caminhada pela Paz’, no último domingo (10).
Segundo a associação de moradores Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), a população considera a demolição desnecessária e se recusa a sair das casas.
Entenda
Os protestos acontecem após a PGE (Procuradoria Geral do Estado) pedir à Justiça a remoção imediata dos moradores da Vila Sahy, em São Sebastião. No início deste ano, 64 moradores morreram nos deslizamentos causados pelas fortes chuvas na região.
No documento, a Procuradoria pede a autorização para que o Estado evacue os moradores situados em área de risco do bairro, ainda que contra vontade, para que seja feita a demolição das edificações nas áreas de risco.
Uma audiência foi realizada para discutir sobre a remoção das famílias no último dia 5 de dezembro. A reunião durou quase 10h, mas acabou sem uma conclusão.
Ao final da audiência virtual para a justificação do pedido da PGE, o juiz abriu prazo de cinco dias para manifestação das partes por escrito, quando então decidirá sobre os pedidos apresentados. Depois dessa fase, o processo será encaminhado para decisão.