Número de baleias e filhotes no Litoral Norte é 4 vezes maior neste ano

baleias no litoral norte
(Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia à Vista)

Uma cena muito fofa registrada pelo Projeto Baleia à Vista na última semana mostra o momento em que uma Baleia Jubarte ajuda seu filho a respirar na superfície colocando-o em cima de sua cabeça, entre São Sebastião e Ilhabela.

Leia mais notícias da região aqui

Segundo o Projeto Baleia à Vista, neste ano há uma quantidade quatro vezes maior de baleias e filhotes passando pelo Litoral Norte de São Paulo do que em 2022, mas ainda não se sabe a causa.

Há muitas mamães baleias com filhotes passando pelo nosso litoral. Os bebês estão nascendo pela região sul do litoral, entre Ilhabela e São Sebastião. As mães nadam mais devagar para acompanhar os filhotes, que ainda não tem força para migrar para a Antártica. Eles ficam por uns dois, três meses até conseguiram fazer essa longa viagem.

Quando nasce um filhote de baleia Jubarte, a preocupação da mãe é faze-lo respirar. Ela ajuda levando sua cria para superfície, colocando-o em sua cabeça para que consiga respirar, pois o filhote ainda possui dificuldade por conta das nadadeiras pequenas e baixa mobilidade. Depois que fica esperto, o bebê consegue dar saltinhos para respirar na superfície.

Júlio Cardoso, que registrou o momento fofo, brincou que essa é uma cena “da creche de baleias” que ficou comum no Litoral Norte. O comportamento é padrão entre as baleias Jubarte, os bebês ficam grudados nas mamães, mamando e nadando até chegar em seu destino final.

Por outro lado, há um outro grupo que tem aparecido bastante no Litoral Norte também. Os grupos de machos que aparecem para procriar com as fêmeas.

Estamos na temporada de passagem das baleias Jubartes pelo Litoral Norte, no período que começa em maio e vai até agosto. A cada ano, elas migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas para acasalar e dar à luz aos seus filhotes.

Veja o vídeo de mãe e filhote de baleia nadando no litoral

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS