A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) realizou uma operação em São José dos Campos na manhã desta quarta-feira (10) como parte de uma ofensiva contra um esquema de fraude fiscal estruturada no setor de autopeças. A ação, chamada Operação Exaustão, apura um prejuízo estimado em quase R$ 70 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos.
Leia mais notícias da região aqui.
Ao todo, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao grupo investigado nas cidades de São José dos Campos, Limeira, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e São Paulo. A operação mobilizou 50 auditores fiscais da Receita Estadual, além de equipes da Polícia Civil. O resultado das ações não havia sido divulgado até a publicação da reportagem.
De acordo com a Sefaz-SP, o grupo atua de forma coordenada da fabricação à distribuição de componentes de exaustão automotiva, utilizando laranjas para simular independência entre empresas que, na prática, funcionam sob o mesmo comando.
As suspeitas incluem manipulação de valores declarados no regime de substituição tributária para reduzir artificialmente o ICMS devido, garantindo vantagem competitiva indevida. Mesmo após fiscalizações anteriores, que resultaram em mais de R$ 257,9 milhões inscritos em Dívida Ativa, as práticas teriam continuado.
Além da sonegação, há indícios de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. A Sefaz-SP afirma que a operação tem como objetivo interromper as irregularidades, recuperar valores devidos ao Estado e reforçar a concorrência leal no setor automotivo.
As investigações seguem em andamento.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



