Ponte é destruída após forte chuva e moradores ficam isolados em Ubatuba

ponte destruída temporal ubatuba
(Foto: Defesa Civil)

Fortes chuvas continuaram a atingir a cidade de Ubatuba nesta quinta-feira (7). Em 24h, foram registrados acumulados de 83 milímetros. Três pontos do município ainda continuam alagados e uma ponte foi destruída pelo temporal.

Temporal em Caraguá e Ubatuba causa alagamentos e afeta mais de 200 casas

Na manhã desta sexta-feira (8), por volta das 10h, representantes da Defesa Civil do Estado e do município se reuniram para discutirem ações de auxílio aos munícipes afetados. Até o momento, as águas começaram a baixar e dos cinco pontos de alagamento, dois já estão totalmente acessíveis e outros dois acessíveis parcialmente.

Já o ponto da comunidade Folha Seca ainda se encontra inacessível, porém, são feitas ações para acesso e remoção dessas famílias. Por conta das fortes chuvas desta quinta, a ponte que liga a SP-55 à comunidade do bairro Folhas Secas, na região sul, foi destruída e acabou deixando os moradores isolados. Seis pessoas não conseguiram retornar para suas residências e ficaram abrigadas na escola Ernesmar.

O governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, fará a reconstrução definitiva da ponte estrutural. Nos próximos dias, o Exército fará a montagem de uma ponte provisória no local.

O Corpo de Bombeiros também trabalha no apoio ao município, resgatando profissionais da Cooperativa Coco&Cia que ficaram ilhados no galpão e levando o tratador da prefeitura para alimentar os animais no Centro de Controle de Zoonoses.

ponte destruída temporal ubatuba
Moradores isolados no bairro Folha Seca, em Ubatuba – (Foto: Defesa Civil)

Famílias

As quatro famílias que estavam na EM José Simeão, no Taquaral, permanecem no local assistidas pelas equipes da prefeitura. Ainda não há previsão de retorno para as residências.

Aulas

A Prefeitura decidiu pela suspensão das aulas em todas as unidades municipais devido à falta de água, pois a Sabesp ainda não retomou o abastecimento. As secretarias das escolas estão abertas e os gestores estão nas unidades, mas alunos e docentes foram dispensados.

Doações

A solicitação de doações continua, com água potável, roupas infantis em bom estado e kits de higiene pessoal, com produtos como sabonete, escova de dente, absorventes, fraldas tamanhos X e XXG e, também, de toalhas de banho.

O Fundo Social de Solidariedade (Funsoc) pede que as doações não sejam levadas para a escola. As doações devem ser entregues somente na sede do Funsoc, que fica na rua Governador Abreu Sodré, no Perequê-Açu – antigo terminal turístico.

Sabesp

Segundo a Sabesp, ainda não há previsão para o retorno do abastecimento.

A equipe está trabalhando na cabeceira do rio, com maquinário específico, para a retirada de pedras e areia que estão próximas à captação, obstruindo a entrada da água. Assim que conseguirem desobstruir a entrada da barragem, haverá um volume maior de água, liberando o abastecimento para os bairros.

Previsão do tempo

Ainda segundo a Defesa Civil, a previsão é que a chuva permaneça até o próximo domingo (10).

Nesta sexta-feira (8), o dia começa com chuva fraca e isolada no litoral e nebulosidade variável em grande parte do Vale do Paraíba. Ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe em todas as áreas, garantindo a sensação de calor. Com o calor e a umidade, há condições para pancadas generalizadas de chuva entre a tarde e à noite. As pancadas podem vir com moderada a forte intensidade e acompanhadas por raios e eventuais rajadas de vento. Com a previsão para temporais, acumulados expressivos de chuva e mais chuva onde o solo já está saturado, recomenda-se atenção para possíveis transtornos nas áreas de risco.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS