Com o objetivo de agilizar o atendimento a crianças de 0 a 11 anos que tenham sido vítimas de picadas de escorpião, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté inaugurou sua Sala de Soro Antiescorpiônico.
Antes, esse soro ficava no Pronto-Socorro Central da cidade e, para atender esses pacientes, era preciso esperar o deslocamento dele até o Hospital Municipal. Agora, ele está disponível diretamente nesse Hospital, sem a necessidade de esperar por seu transporte até lá.
O soro antiescorpiônico neutraliza o veneno do escorpião na circulação sanguínea, e a eficiência de seu resultado é diretamente proporcional à rapidez de sua administração: ou seja, quanto antes o soro for aplicado, mais eficaz será sua ação no paciente. Por isso, a iniciativa de agilizar a aplicação desse medicamento nas crianças de Taubaté é, de fato, importante para evitar consequências trágicas decorrentes de picadas de escorpião.
Em 2022, o Hospital Municipal teve 301 casos de crianças picadas de escorpião. Em 2023, foram 106 casos notificados pela Vigilância Epidemiológica; nenhum deles teve vítimas fatais.
Para evitar que os escorpiões apareçam em ambientes domésticos, não se deve acumular entulho, lixo ou folhagem mais densas em casa. Além disso, é importante manter a casa sempre limpa, sobretudo os locais em que as crianças brincam. Caso a picada de escorpião venha a ocorrer, é recomendado lavar o local com água e sabão; depois disso, deve-se levar o paciente imediatamente para atendimento médico.
Importante salientar que, conforme explicado, a Sala de Soro Antiescorpiônico é restrita apenas a pacientes com até 11 anos. Assim, quem for picado por animais peçonhentos, tiver mais de 12 anos e estiver buscando atendimento médico em Taubaté, deve ir até o Pronto-Socorro Central para ser medicado.