Uma tempestade atingiu uma fazenda de búfalas localizada em Cunha, no último domingo (18). O local, conhecido como Santuário Vale da Rainha, ficou totalmente alagado e os animais precisaram ser resgatados.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o santuário, quilômetros de cercas foram levados pelas águas e, apesar das búfalas gostarem de água e saberem nadar, alguns animais são filhotes e outros tem condições especiais de saúde. A equipe do local conseguiu salvar as búfalas, tirando-as do pasto que ficou completamento inundado pela chuva. Nenhum animal ficou ferido. O Santuário conta com uma equipe no local para o tratamento e acompanhamento médico dos animais.
No entanto, durante o resgate, um homem que ajudava no socorro, acabou de machucando gravemente. Por ser um local de difícil acesso em meio às chuvas, ele só foi levado à Santa Casa de Cunha no final da tarde, mas precisou ser transferido para São Paulo na manhã de segunda-feira (19). O homem passou por cuidados médicos, teve alta e passa bem.
Na manhã de segunda, em uma união de esforços da equipe e vizinhos do bairro da Catioca, as búfalas foram todas levadas em segurança para a área destinada a elas. Agora, o local passa pela reconstrução das cercas, que foram levadas pela enchente.
Búfalas
Os últimos animais chegaram na fazenda na semana passada, domingo de Carnaval (11), em Cunha. A chuva foi muito forte e provocou alagamentos no Santuário e na região próxima do local. Na fazenda vivem 900 animais resgatados pelo Vale da Rainha, entre eles 575 búfalas de Brotas/SP, abandonadas por um fazendeiro em novembro de 2021.
Veja o vídeo do resgate das búfalas: