Muitas pessoas têm se queixado de uma espécie de “tosse eterna”: ela chega e não vai embora nunca mais. O repórter Pedro Coralia fez uma matéria para investigar melhor os motivos desse problema e como tratá-lo.
A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório e ocorre como consequência de um processo de irritação nele. O que causa a tosse é o catarro preso, que faz com que ela persista por mais tempo. Tal condição pode ter origem, por exemplo, em algum problema de alergia desconhecido pelo paciente, condição essa que acaba se agravando com a poluição e o tempo mais seco. Diante disso, muitas pessoas tomam medicamentos inadequados ou em dosagens erradas, o que vai prolongando a duração da tosse.
Para ajudar na cura do problema, o mais importante é não negligenciar os sintomas e procurar rapidamente um médico. É essencial também manter boas hidratação e alimentação, que melhoram a imunidade e a resistência. Além disso, é interessante ter um umidificador de ar em casa, para amenizar a secura do ar no domicílio em períodos durante os quais tal baixa umidade é típica. Outra opção é fazer a hidratação das vias aéreas com soro fisiológico.
Assista, neste vídeo, a reportagem na íntegra.