Ilusão? Mágica? Mistério? Tudo isso se encaixa na vida do Lucas Samuel Goulart, ou simplesmente Samuka. Ele é mágico profissional há 7 anos, em São José dos Campos.
O ilusionista começou no mundo da mágica quando comprou o primeiro baralho e começou a praticar em casa mesmo. O amor pelo mundo da magia só foi aumentando e, com o tempo, ele foi conquistando seu espaço.
“E eu gostei dele pelo efeito e da reação das pessoas. Comecei a fazer o [truque] do baralho várias vezes e para várias pessoas. E foi assim que comecei a participar de encontros de mágicos para aprender mais”, lembrou.
O Samuka começou na profissão com apresentações em festas infantis e para os amigos. Foi quando começaram a perguntar quando cobrava pelos espetáculos.
+Leia mais notícias no portal da TV Thathi SBT
Hoje, ele cresceu na profissão e sustenta a família somente com a mágica. Ele é pai de três crianças. A Isabel Cristina Goulart, além de esposa, é assistente nas apresentações. “É bem legal. É corrido, a gente sai um pouco da rotina. Todo mundo pergunta como é ser assistente do mágico. É bem legal estar por trás”, declarou.
A filha mais velha do mágico, Maria Isabel Goulart, de 13 anos, também participa e ajuda o pai. Ela é a responsável pelas gravações de vídeos e da divulgação na internet. “É bem legal, às vezes a gente é conhecida na escola como ‘a filha do mágico’. É diferente”, disse empolgada.
A preocupação do Samuka, assim como da maioria dos ilusionistas, é completar as mágicas e não errar o truque. “O apoio da família é o principal, eles me ajudam muito”, pontuou.
Dia do Mágico
A definição da data tem uma origem divina. É preciso ter habilidade para exercer a profissão de mágico e pedir uma ajuda aos santos pode ser bom durante apresentações.
Dom Bosco ou São João Bosco, que se fez de mágico e de ilusionista para divertir e educar os seus colegas e seus jovens, faleceu no dia 31 de janeiro de 1888. Ele foi canonizado em 1934 pelo papa Pio XI, na Itália.
Em 1953, na Espanha, Dom Bosco foi proclamado patrono dos mágicos e ilusionistas. “Tu que foste também mágico e que por teu nobre trabalho te converteste em Santo: faz com que o meu trabalho consiga pelo menos mitigar algum soluço”.
Edição: Nayara Francesco
Assista à matéria completa: