Cada país tem seus próprios desafios. Tudo muda, desde o jeito como as pessoas se comportam até a cultura do local. Empresas de produtos ou serviços que não acompanham as mudanças ficam para trás.
Aqui no Brasil, as coisas mudam rápido e o público é bem variado. Para atingir a maioria desse público precisamos criar algo mais emocional, que faça com que as pessoas se identifiquem, pois essa é a nossa cultura. Aproveitar datas como o Dia das Crianças, Dia do cliente ou Natal para fazer campanhas que sejam mais emotivas e que falem de transformação. Isso ajuda as empresas a se destacarem no meio das outras que estão fazendo mais do mesmo.
Segundo dados da CNN e órgãos de varejo, o Natal de 2023 levou cerca de 132,9 milhões de brasileiros às compras. A maioria (76%) prefere as lojas físicas, com destaque para lojas de departamento e shoppings. Já nas compras online, 78% dos consumidores optam por sites — principalmente internacionais como Shopee, Shein e Amazon. O gasto médio previsto é de R$ 138 por presente, com três a quatro itens por consumidor, movimentando R$ 74,6 bilhões na economia. As informações são da CNDL e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Já nos Estados Unidos, o foco maior é utilizar dados e automação por meio da tecnologia. Dados esses, que ajudam as empresas a entenderem mais sobre seu consumidor final oferecendo exatamente o que seu cliente precisa, pois a cultura do americano ou de brasileiros que moram há muitos anos no país acaba gerando comportamentos diferentes e consequentemente afeta a jornada de compra de cada um. Por isso a importância de as marcas entenderem quem é o seu cliente e sua jornada de compra para conseguir entregar valor adequado.
Independente do local, o mais importante é ter uma solução com valor para o seu público, para que a empresa consiga alcançar seus objetivos.
Dicas para aplicar no seu negócio
No final do ano, temos datas importantes, como o Natal e Ano Novo, que são ótimas oportunidades para utilizar no marketing, principalmente no Brasil. Já nos Estados Unidos a principal campanha deles no fim do ano é a Black Friday, porque o Natal lá não é de comportamento de compras como no varejo daqui, e sim decoração e turismo, pois em alguns estados do país neva muito e ficam em casa.
Voltando ao Brasil, vale refletir sobre qual transformação o seu serviço ou produto entrega, e ver como isso pode estar ligado a essas datas comemorativas, que falam muito sobre família, união e boas memórias.

Por exemplo, criar campanhas que mostrem como seu produto pode tornar esses momentos ainda mais especiais. Seja ajudando a criar boas lembranças, facilitando a vida das pessoas, ou trazendo mais conforto e praticidade para as comemorações. O segredo é entender como sua marca pode se conectar emocionalmente com o público, oferecendo algo que tenha valor dentro desse contexto.
No final das contas, você precisa adaptar sua comunicação e fortalecer seu relacionamento com seus clientes.
Que tal começar a testar essa estratégia? Comece agora, monte uma lista de contatos do seu whatsapp, organize essa oferta/divulgação e envie para pessoas que tem potencial de comprar. O segredo está na execução e feedback dos seus clientes!




