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Desafios do Marketing no Brasil e EUA

Rafael Seixas
Rafael Seixas
Rafael Seixas é CEO e Fundador da SXS Marketing com operação Brasil e Estados Unidos. Com uma graduação em Ciências Humanas e Bacharelado em Comunicação pela Faculdade Metrocamp de Campinas, ele é um especialista em Comunicação Integrada, com formação pela ESPM de São Paulo. Além disso, Rafael possui uma Especialização em Gestão Digital pela USP de São Paulo e especialização em Patrocínios pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Ele também é Pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Trevisan Escola de Negócios de São Paulo.Além de sua carreira de sucesso na área de marketing, Rafael é dedicado pai da Maitê.Sob sua liderança, a SXS Marketing continua a alcançar novos patamares de sucesso, oferecendo soluções inovadoras para seus clientes. São mais de 200 milhões de reais já faturados pelo seus clientes e empresas referência em seus mercados são clientes da SXS Marketing.
rafael seixas

Cada país tem seus próprios desafios. Tudo muda, desde o jeito como as pessoas se comportam até a cultura do local. Empresas de produtos ou serviços que não acompanham as mudanças ficam para trás.

Aqui no Brasil, as coisas mudam rápido e o público é bem variado. Para atingir a maioria desse público precisamos criar algo mais emocional, que faça com que as pessoas se identifiquem, pois essa é a nossa cultura. Aproveitar datas como o Dia das Crianças, Dia do cliente ou Natal para fazer campanhas que sejam mais emotivas e que falem de transformação. Isso ajuda as empresas a se destacarem no meio das outras que estão fazendo mais do mesmo.

Segundo dados da CNN e órgãos de varejo, o Natal de 2023 levou cerca de 132,9 milhões de brasileiros às compras. A maioria (76%) prefere as lojas físicas, com destaque para lojas de departamento e shoppings. Já nas compras online, 78% dos consumidores optam por sites — principalmente internacionais como Shopee, Shein e Amazon. O gasto médio previsto é de R$ 138 por presente, com três a quatro itens por consumidor, movimentando R$ 74,6 bilhões na economia. As informações são da CNDL e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Já nos Estados Unidos, o foco maior é utilizar dados e automação por meio da tecnologia. Dados esses, que ajudam as empresas a entenderem mais sobre seu consumidor final oferecendo exatamente o que seu cliente precisa, pois a cultura do americano ou de brasileiros que moram há muitos anos no país acaba gerando comportamentos diferentes e consequentemente afeta a jornada de compra de cada um. Por isso a importância de as marcas entenderem quem é o seu cliente e sua jornada de compra para conseguir entregar valor adequado.

Independente do local, o mais importante é ter uma solução com valor para o seu público, para que a empresa consiga alcançar seus objetivos.

Dicas para aplicar no seu negócio

No final do ano, temos datas importantes, como o Natal e Ano Novo, que são ótimas oportunidades para utilizar no marketing, principalmente no Brasil. Já nos Estados Unidos a principal campanha deles no fim do ano é a Black Friday, porque o Natal lá não é de comportamento de compras como no varejo daqui, e sim decoração e turismo, pois em alguns estados do país neva muito e ficam em casa.

Voltando ao Brasil, vale refletir sobre qual transformação o seu serviço ou produto entrega, e ver como isso pode estar ligado a essas datas comemorativas, que falam muito sobre família, união e boas memórias.

Por exemplo, criar campanhas que mostrem como seu produto pode tornar esses momentos ainda mais especiais. Seja ajudando a criar boas lembranças, facilitando a vida das pessoas, ou trazendo mais conforto e praticidade para as comemorações. O segredo é entender como sua marca pode se conectar emocionalmente com o público, oferecendo algo que tenha valor dentro desse contexto.

No final das contas, você precisa adaptar sua comunicação e fortalecer seu relacionamento com seus clientes.

Que tal começar a testar essa estratégia? Comece agora, monte uma lista de contatos do seu whatsapp, organize essa oferta/divulgação e envie para pessoas que tem potencial de comprar. O segredo está na execução e feedback dos seus clientes!

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