RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Canoagem anuncia Isaquias em duas provas em Paris e novidade de 18 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou nesta quinta-feira (4) a composição da equipe de canoagem que vai aos Jogos Olímpicos de Paris. Principal nome da modalidade no país e dono de três medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz vai competir em duas provas da canoagem velocidade.

Ana Sátila, outra esperança de medalha na canoagem slalom, estará em três, o que deixa a irmã dela, Omira Estácia, fora dos Jogos. Foi Omira quem classificou o país no K1, mas é Ana Sátila, que tem resultados melhores internacionalmente, a escolhida para competir tanto no K1 quanto no C1 e no caiaque cross, nova prova olímpica.

Já Isaquias foi escalado para o C1 1.000m, sua prova principal, na qual foi campeão olímpico em Tóquio e em que conquistou a vaga olímpica no ano passado. E também estará no C2 500m, ao lado de Jacky Godman, reeditando a dupla que foi à Olimpíada no Japão e terminou em quarto.

Havia dúvida de qual seria a escalação desse barco, com diversas formações possíveis. Como Isaquias não pôde remar o Pré-Olímpico, por já ter conquistado a vaga no C1, o Brasil teve Jacky e Filipe Vieira. Campeção mundial sub 23 nos 500m no ano passado, Filipe era uma das opções para a dupla, mas acabou preterido. Ele e Isaquias remam do mesmo lado, o que dificulta o equilíbrio da canoa.

Além deles, também concorria Erlon Souza, parceiro de Isaquias na medalha olímpica do Rio, que segue sofrendo com uma lesão crônica no quadril e não disputa uma grande competição desde 2019.

No fim, a escolha do técnico Lauro ‘Pinda’ foi por uma formação do barco com Isaquias e Jacky. Mas a grande novidade foi que nem Jacky nem Filipe serão o segundo nome do Brasil no C1 1.000m. Essa posição será de Mateus Nunes Bastos dos Santos, um garoto de 18 anos, baiano como todos os outros, de Itacaré.

Ele é a grande aposta da canoagem brasileira para o futuro e, no ano passado, ganhou três medalhas de ouro no Olympic Hopes, uma espécie de mundial de base na modalidade. Em coletiva, Pinda disse que Mateus vai a Paris para ganhar experiência pensando no futuro, e não tem pretenção de disputar medalhas.

Essa formação da equipe amplia o tamanho do Time Brasil, já que a canoagem tinha a possibilidade de ter os mesmos dois atletas no C1 e no C2, como foi em Tóquio. Em Paris, serão três.

No total, a canoagem velocidade terá seis atletas, porque Ana Paula Vergutz (K1 500), Valdenice Conceição (C1 500m) e Vagner Souta (K1 1.000m) classificaram o Brasil pelo Pré-Olímpico continental. nesta quinta-feira (4) eles foram confirmados como convocados para as respectivas provas, o que já era sabido.

Também já era esperada a convocação de Pepê Gonçalves no K1 e no caiaque cross. Nessa última prova, ele vem de dois quartos lugares em etapas de Copa do Mundo, chegando às finais de ambas, e vai a Paris como forte candidato ao pódio.

DEMÉTRIO VECCHIOLI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.