Cidade de SP pode ter recorde de frio na tarde desta terça (9)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo pode ter recorde de frio na tarde desta terça-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), há previsão da capital paulista ter média de temperatura máxima abaixo de 15,2°C. Essa foi a média de temperatura registrada em 30 de junho, até então a tarde mais fria do ano.

“A presença do ar frio de origem polar, somado com o tempo fechado e muito úmido, a temperatura permanece baixa, e há potencial para um novo recorde de frio”, diz o boletim do centro.

A queda das temperaturas ocorre também porque novas áreas de instabilidade que estão no interior vão avançar em direção à Grande São Paulo e litoral. Há expectativa de chuva generalizada e intermitente, com intensidade variando entre fraca a ocasionalmente moderada a forte.

O centro alerta ainda que a persistência da chuva pode gerar acumulados significativos e provocar alagamentos na cidade. No início da manhã desta terça, a cidade havia entrado em estado de atenção para alagamentos.

Só entre a madrugada e o início da manhã, a cidade acumulou em média 13,9 mm de chuva, o que corresponde a 33,6% da média esperada para todo o mês de julho, que é de 41,4 mm.

De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima, registrada na madrugada de terça foi de 11,9°C. A mínima absoluta, 10,8°C, foi observada em Parelheiros, no extremo da zona sul.

A Defesa Civil do município também informou que mantém em vigência o estado de atenção para baixas temperaturas em toda a capital, desde a manhã da última quinta-feira (4).

As baixas temperaturas devem continuar na cidade ao menos até quinta-feira (11). Segundo a previsão do CGE, a quarta-feira (10) ainda começa com chuva entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, devem acontecer períodos de melhoria com sol entre muitas nuvens e temperatura em elevação. A temperatura máxima deve chegar a 21°C e a mínima a 13°C.

Na quinta-feira, o ar frio se afasta, e o sol volta a brilhar com variação de nuvens, o que vai favorecer a elevação da temperatura. Não há expectativa de chuva. Há previsão de máxima de 25°C e mínima de 14°C.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS