Paulo Vanzolini, lembrado em centenário, fascinou o Brasil com música e ciência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O compositor Paulo Vanzolini, que tem seu centenário lembrado nesta semana, é autor de canções que fascinam o Brasil. São dele os sucessos “Volta por Cima”, já gravada por Elza Soares e Beth Carvalho, e “Ronda”, eternizada em interpretações de Inezita Barroso, que a gravou pela primeira vez nos anos 1950, e nas vozes de Márcia e Maria Bethânia.

Para além da música, Vanzolini também teve uma vida dedicada à ciência. Nascido em São Paulo, ele trabalhou como diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo por 30 anos. Na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o artista se especializou em herpetologia, ciência que estuda répteis e anfíbios.

Ele ajudou a estruturar o importante acervo de exemplares hoje abrigados no museu paulistano, crucial para pesquisas que viriam a ser feitas no futuro.

Vanzolini deu aula para Drauzio Varella, um dos médicos mais respeitados do país, e colunista da Ilustrada. “Eram aulas de bioestatística, aos sábados, nos tempos do quadro-negro e do giz que ele só largava na hora de acender o cachimbo”, escreveu Drauzio em texto publicado em 2013, quando Vanzolini morreu por causa de complicações decorrentes de uma pneumonia.

De volta à música, “Samba Erudito”, “Praça Clóvis” e “No Fim Não se Perde Nada” também são destaques no catálogo de Vanzolini. O artista foi mestre em retratar a boêmia paulistana por meio do samba. Era um cronista musical.

A inspiração para compor “Ronda” veio de suas andanças pelo centro da capital paulista, onde patrulhava áreas de prostituição. Era década de 1940, e ele havia sido convocado para servir ao Exército havia pouco.

Vanzolini é celebrado há décadas. Já foi cantado por vozes como as de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Miúcha, Elton Medeiros e Martinho da Vila.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS