BELÉM, PA (FOLHAPRESS) – Uma técnica usada por ribeirinhos no Pará pode ajudar as milhares de pessoas atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul e que estão sem água potável.
Por ser poluída, a água da chuva não é adequada para consumo humano, mas se captada da forma correta, purificada e tratada, ela pode, sim, ser ingerida mas para isso, não basta apenas um filtro comum.
Uma técnica simples foi desenvolvida pela pesquisadora Vania Neu, da Universidade Rural da Amazônia, e adotada por alguns ribeirinhos em Belém.
Ela é usada, inclusive, pela Dona Nena, famosa produtora da cacau da região e que inclusive recebeu os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron (França) recentemente, e que vive na ilha do Cumbú, na capital paraense.
Guia de turismo e um dos parceiros de Nena, Mário Carvalho postou um vídeo nas redes sociais com as instruções, direcionado aos atingidos pelas chuvas no Sul do país.
A captação pode ser feita com PVC ou telhas; a filtragem pode utilizar, por exemplo, guardanapo de cozinha; o tratamento exige a proporção certa de cloro; um filtro de carvão ativado é recomendado para melhorar o gosto e fazer a limpeza final da água.
*
O SISTEMA USADO POR DONA NENA E DIVULGADO POR MÁRIO CARVALHO
Como captar a água da chuva? Para captar água da chuva, utilize superfícies lisas, preferencialmente calhas de PVC ou telhas de barro. Se não tiver, pode captar com reservatórios de plásticos, telhas plásticas (não pode ser de amianto)
Como guardar a água coletada da chuva? Mantenha a caixa tampada e com cuidados para evitar contaminações por animais, insetos, folhas, terra, entre outros.
Utilize preferencialmente caixas d’água de PVC ou de fibra para armazenar, pois as caixas de outros materiais, como o amianto, podem passar resíduos para água, resíduos tóxicos.
Como preparar a água da chuva para consumo?
– Passo 1: Para filtrar a água, pode usar tela de mosquiteiro, ou lençóis limpos, ou guardanapos de cozinha novos (preferencialmente novos), ou que estejam limpos e lavados, bem branquinhos.
– Passo 2: Após filtrar a água conforme Passo 1, faça o tratamento químico da água da seguinte forma: *2 (duas) gotas de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem cheiro, para cada 1 (um) litro de água. Então, se você tem 10 litros de água, coloque 20 gotas de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem cheiro. Não pode usar alvejantes perfumados. Deixe a água descansando nesse processo por 30 minutos.
– Passo 3: Passados os 30 minutos do Passo 2, inicie a filtragem da água em filtros com vela (preferencialmente de carvão ativado, conforme demonstrado no vídeo), para poder tirar o cheiro do hipoclorito ou da água sanitária da água e, assim, a água estará pronta para sua ingestão, de forma segura.
*
O repórter viajou a Belém a convite do governo do Pará
JOÃO GABRIEL / Folhapress