Em dia com 14 mortes anunciadas nesta terça, Ribeirão bate recorde de casos fatais de covid-19

Total de óbitos na cidade chega a 115; especialista vê aumento como consequência da abertura do comércio

0

Ribeirão Preto atingiu os dois dígitos quando o assunto é o anúncio de mortes causadas pelo Covid-19. Nesta terça-feira (23), foram 14 casos. No total, a cidade já registrou 115 mortes causadas pela doença.

O recorde de mortes anunciada em um único dia tinha ocorrido em 16 de junho, com 11 casos. No total, a cidade já chegou a 3.771 casos confirmados da doença. Outros 6,2 mil foram descartados e perto de 3 mil pessoas ainda aguardam o resultados dos exames.

Segundo relato do boletim epidemiológico, o mais novo entre os pacientes que morreram tinha 49 anos e os mais velhos, 95.  Foram sete mulheres e quatro homens. Nove vítimas tinham comorbidades e outras duas pessoas estão tendo sua situação investigada.

Os números mostram ainda que três mortes ocorreram em casa e outras 11 em hospitais da cidade. 

Análise

De acordo com o pesquisador Rodrigo Stabile, ligado à Fiocruz, o aumento nos casos pode ser considerado um reflexo direto da abertura do comércio, ocorrida entre 1º e 15 de junho.

“Era um movimento que todos antecipamos. Houve uma intensificação dos casos, cujos resultados estão sendo divulgados agora e, conforme ficou provado, os pacientes nos grupos de risco foram os mais afetados”, conta.