Governo de SP mobiliza força-tarefa para atuar em regiões sob alerta de chuva; RP e Araçatuba estão na lista

A Secretaria de Comunicação e de Desenvolvimento Regional irão atuar em conjunto com a força-tarefa para poder divulgar as informações e realizar estratégias com as Prefeituras.

0
sunday_hora_inicio

Uma força-tarefa da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar foi mobilizada pelo Governo de São Paulo, para atuar em regiões que estão sob o estado de alerta de chuvas fortes a partir desde dessa quinta-feira (30).

São mais de 12 mil profissionais capacitados em missões de salvamento e resgate com aeronaves, veículos terrestres e embarcações, em conjunto com as equipes das defesas civis municipais.

As regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba, Litoral Norte e a Região Metropolitana da Capital estão sob atenção especial, uma vez que todos esses locais estão com previsão de até 120 milímetros de chuva por dia.

Por sua vez, Araraquara, Bauru, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Vale do Ribeira possuem previsão de até 90 milímetros de chuva diária.

A Secretaria de Comunicação e de Desenvolvimento Regional irá atuar em conjunto com a força-tarefa para poder divulgar as informações em tempo real e realizar estratégias de atuação direta com as Prefeituras, para poder prover o melhor atendimento a ocorrências provocadas por inundações, enchentes e deslizantes.

Os Comandos dos Bombeiros foram orientados pela Secretaria de Segurança Pública a posicionar viaturas em locais com previsão de tempestade e com risco iminente de deslizamentos ou enchentes.

Por sua vez, o Comando de Aviação da Polícia Militar estará de prontidão com 30 aeronaves para realizar missões de resgate em todas as regiões do estado.

Em caso de emergência causada por algum desastre natural, basta ligar para um dos seguintes números: 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Vale lembrar que a Defesa Civil pode emitir alertas por SMS. Os interessados em receber essas mensagens, precisam apenas enviar um SMS contendo o CEP de interesse para 40199.