Mulher morre de Covid-19 em favela e prefeitura não registra morte em Ribeirão

Paciente de 51 anos morreu dentro da casa da irmã na Comunidade da Paz, zona Norte de Ribeirão Preto

0

Uma mulher de 51 anos morreu dentro de casa no último dia 29 e no atestado de óbito foi registrada a morte como Covid-19. Ela era moradora da Comunidade da Paz, no Jardim Juliana, que fica na zona Norte de Ribeirão Preto. A morte não foi registrada pela Prefeitura da cidade. 

Em um receituário para a UBDS Central, foi registrado por uma médica que a paciente estava apresentando sintomas de tosse e febre há duas semanas, e foi pedido para avaliação clínica como pneumonia.

Maria Aparecida Gomes Gonçalves estava na casa da irmã para receber cuidados dos familiares após ser encaminhada de volta para a comunidade. A paciente apresentava sintomas de falta de ar grave, além de ter diabetes.

Os moradores tomaram a inciativa de isolar os familiares após o ocorrido. Segundo o líder da comunidade, Edson Cebola, há uma criança de 10 anos que tem apresentado sintomas de tosse seca há alguns dias e é da mesma família de Maria.

O atestado de óbito consta que a morte foi causada por insuficiência respiratória e Covid-19, o médico que assinou o documento foi afastado do cargo.

A reportagem tentou contato com a Secretaria da Saúde para saber o motivo da morte não ter entrado nos dados oficiais divulgados, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.