Home Notícias Brasil e Mundo Novos casos de hepatite misteriosa surgem na Europa e nos EUA

Novos casos de hepatite misteriosa surgem na Europa e nos EUA

0
Novos casos de hepatite misteriosa surgem na Europa e nos EUA
Pixabay

O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) confirmou nesta terça-feira, 19, que foram diagnosticados novos casos de hepatite de origem desconhecida em crianças na Dinamarca, Irlanda e Holanda.

Embora o órgão europeu não tenha detalhado o número de novos casos, estes mais recentes juntam-se aos 74 já notificados no Reino Unido e aos 3 diagnosticados na Espanha.

O ECDC também relata nove casos em crianças entre 1 e 6 anos de idade no Alabama, nos EUA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que está monitorando a situação, já havia adiantado que mais casos da doença seriam relatados nos próximos dias por conta das investigações mais apuradas.

Ainda não se sabe o que está causando esses casos, mas a suspeita principal sãos os adenovírus, que causam resfriados leves, vômitos e diarreia. Embora normalmente não causem hepatite, a doença é uma complicação rara conhecida dessa família de vírus.

Surto teve início no Reino Unido

Os casos de hepatite em crianças começaram a surgir no Reino Unido. As autoridades de saúde iniciaram, então, uma investigação para entender o que está motivando a onda de infecção.

Algumas crianças exigiram cuidados especializados em unidades de fígado e pelo menos seis pacientes precisaram de transplante do órgão.

As autoridades de saúde do Reino Unido enfatizaram que não há ‘nenhuma ligação’ com as vacinas contra a covid, pois nenhuma das crianças afetadas foi vacinada.

Sintomas da hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que geralmente é causada por uma infecção viral ou dano hepático em consequência do consumo de álcool.

Também pode ser causada pelo uso de alguns remédios e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Atualmente, existe vacina disponível contra o vírus.

Os sintomas da hepatite incluem icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, coceira na pele, dores musculares e articulares, perda de apetite e febre alta.

Informações: Catraca Livre, OMS e ECDC