Covid | Ribeirão registra cinco mortes e novo recorde de casos

Número de mortos chega a 53 na cidade; prefeitura divulgou 163 novos casos nesta quarta (10)

0
Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) duranta coletiva - Foto: Jairnei Capareli

Ribeirão Preto registrou, nesta quarta-feira, um novo recorde de casos de covid-19 confirmados em um dia. Foram 165 novos casos, sendo que o recorde anterior era de 155. A cidade ainda registrou cinco mortes, elevando o total de óbitos na cidade para 53.

No total, são 2028 casos confirmados da doença e 4592 descartados. No total, são 7854 notificações, e esperam resultados 1234 casos.

As novas mortes ocorreram nos dias 6, 7 (2) e 8 (2). Foram três homens, de 87, 73 e 78 anos e duas mulheres, de 68 e 88 anos. Todos tinham comorbidades.

Segundo o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, a situação é problemática e Ribeirão pode ter problemas, nos próximos dias, para fornecer atendimento adequado aos doentes.

“Se a população não se conscientizar de que tem que respeitar, e continuar indo para a rua, pode ser que todo nosso esforço não seja suficiente. Ainda temos planos de contingência, mas a preocupação é que, se não respeitar, corremos o risco de ultrapassar nossa capacidade e não poderemos dar a melhor assistência a quem precisar”, afirma  Scarpelini.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também criticou a população e defendeu os critérios adotados pelo governo do Estado para restringir o comércio. “Não podemos colocar um policial para fiscalizar cada pessoa. As pessoas têm que entender que o comportamento delas coloca em risco não só a vida delas, mas sim de quem você ama”, conta. “O governo estadual tem critérios sérios e nós cumprimos todas as recomendações”, conta.

Volta da quarentena

Por conta dos números da cidade, classificados como preocupantes, a região de Ribeirão voltou ao estágio vermelho e terá o comércio não essencial fechado a partir de segunda-feira (15).

“A gente está fechando novamente no momento em que não estamos vendo pacientes ficarem sem vagas, sem atendimento. É o momento de fecharmos para mantermos essa situação sob controle”, conta Scarpelini.

Nogueira ainda afirmou que a má situação das cidades da região complicou o quadro em Ribeirão Preto. “Isoladamente, nós sabemos que Ribeirão estaria na faixa laranja. Mas houve muitas mortes nas cidades da região que acabam impactando em Ribeirão”, disse.

Restrição máxima

Os municípios integrantes das regiões de saúde que estão na fase vermelha, como Ribeirão, só podem liberar o funcionamento de atividades consideradas essenciais como supermercados e farmácias. A lista completa dos estabelecimentos que podem funcionar está no site do governo de São Paulo.

Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado. A nova classificação anunciada nesta quarta entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 15. Até lá, as prefeituras de municípios que tiveram restrição ou flexibilização de serviços deverão publicar decretos municipais adequando as normas locais de quarentena ao novo painel do Plano São Paulo